Gírias

Aprenda o Tiopês! A nova mania da web

Alessandra Castro, Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 13h22

‘Meldeols! Naum paar de shovr neça ilia. Comofas/’. Não, caro internauta, a página do Na Mira não está com defeito. Esta frase apenas foi escrita conforme a mais nova mania no mundo virtual: O tiopês. Apertando a tecla SAP de tradução, a sentença acima fica no bom e velho português desta forma: Meu Deus! Não para de chover nessa ilha. Como faz?.

Apesar de causar confusão no primeiro momento, este tipo de linguajar tornou-se bastante utilizado na web, principalmente em comunidades do Orkut, fóruns, salas de bate-papo, MSN e blogs. Trata-se basicamente de uma versão moderna do antigo ‘miguxês’ conhecido pelas gírias repletas de ‘x’ em todas as palavras e uso constante por parte da tribo Emo.

Diferentemente do ‘miguxês´e do já ultrapassado ‘internetês’ onde o primeiro é caracterizado por palavras de sentido carinhoso ao extremo (marida, nhá, senhorito, S2...) e o segundo formado por abreviações (blz,fds,pq...) o usuário do tiopês digita errado por pura diversão. Grande quantidade de acentos gráficos, tremas, inversões desnecessárias de letras com sonoridades semelhantes e uso exacerbado de numerais são algumas das peculiaridades desta irreverente escrita.

O sucesso é tanto que existe até um tradutor online do tiopês com o objetivo de auxíliar o internauta a formular suas frases de acordo as regras da língua. O Na Mira apresenta abaixo, uma lista de palavras redigidas em ‘tiopense’ e ao lado o seu verdadeiro sentido.

OY: Comprimento tiopense.

TSHAL: Despedida tiopense.

Surtay/Amay/Okay: Toda frase terminada com 'ei' é substituida pelo AY.

Shoray Litrus: Ressalta tristeza.

Q: Expressão usada quando o interlocutor não entendeu nada.

Qqceasha: Maneira tiopense de perguntar a sua opinião sobre determinado assunto.

Qq6achao: Variante da expressão acima, requer uma atenção extra à fonética. 6 = cêis=vocês.

Comofas: Representa dúvida.

Alocmey: "Ô louco, meu" em tiopês. Homenagem ao Faustão.

Meninë: Menino ou Menina

Amico: "amigo" em tiopês.

Meldeols: Expressão de surpresa.

Pegael: Cantada direta.

Bjsmiliga: Despedida típica tiopesa

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.