Como surgem os buracos negros? Como nasce e morre uma estrela? Respostas para essas dúvidas podem ser encontradas na recém-lançada "Enciclopédia Ilustrada do Universo". A publicação brasileira é fiel à edição britânica editada pelo conceituado cosmólogo Martin Rees e marca o Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009.
Com linguagem acessível e muitas ilustrações e gráficos, pode ser uma fonte de consulta para estudantes e astrônomos amadores.
"É um material muito rico e será aproveitado também por aqueles que já são da área", afirma o astrônomo Amâncio Friaça, que é professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo. Ele prestou consultoria à editora que publicou a coleção.
Friaça explica que a área da astronomia é muito dinâmica. "Na semana passada, por exemplo, antes de eu dar uma aula sobre exoplanetas [planetas fora do Sistema Solar], consultei um site de referência e vi que o número era de 342. No entanto, à noite, quando entrei novamente no site, esse número já havia subido para 346", conta.
Apesar disso, na opinião do astrônomo, a enciclopédia não corre o risco de ficar desatualizada. "Na verdade, ela traz uma base teórica muito grande e fontes que poderão ser consultadas pelos leitores."
"O objetivo era permitir o acesso do público em geral a uma obra de referência na área astronomia", afirma Ulisses Capozzoli, editor da versão brasileira da enciclopédia.
Serão publicados cinco fascículos, que poderão ser comprados em bancas de jornal e pelo site www.sciam.com.br . O primeiro volume custa R$ 17,90 e os demais, R$ 19,90 por exemplar.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.