Entusiasmo, coragem, profissionalismo e determinação são qualidades que não podem faltar em uma boa cobertura jornalística. E esses elementos não faltaram à equipe de profissionais da TV Mirante para que a emissora alcançasse mais uma grande conquista em sua trajetória marcada por ser a televisão do Maranhão. Pela primeira vez, até que se tem conhecimento, uma emissora de televisão do mundo fez uma transmissão ao vivo para todo o planeta de uma das belezas naturais mais admiradas no planeta: os Lençóis Maranhenses.
O cenário escolhido foi a divisa do Maranhão com o Piauí, onde acontece um dos maiores espetáculos da natureza; o encontro dos Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba. Escolha que vinha sendo perseguida há algum tempo pelo repórter Sidney Pereira, que via no lugar, um potencial a ser mostrado ao mundo todo em tempo real. Daí surgiu o planejamento em conjunto com a equipe que compõe o núcleo de rede da TV Mirante (área responsável por produzir matérias para os telejornais nacionais), chefiada pela jornalista Eveline Cunha, Marlon Jorge do departamento de Operações, Engenharia da TV Mirante e a produção do Bom Dia Brasil.
No meio do nada, em um lugar cercado por vilas de pescadores nômades foi montada uma operação para mostrar ao Brasil e ao mundo a beleza exótica da região. Foram enviados de São Luís 14 profissionais entre jornalistas, técnicos, cinegrafistas e equipe de engenharia para a base em Tutóia, além de mais dezenas de pessoas envolvidas no trabalho nas emissoras, em São Luís e no Rio de Janeiro. Um caminhão de equipamentos e mais quatro caminhonetes com tração 4x4 foram usadas para se chegar ao local da transmissão.
Fazer um "ao vivo" desses é uma operação arriscada e difícil. Em um lugar distante de tudo, o vento e a tempestade de areia tornam o trabalho ainda mais desafiador. Para tal feito foi usado um aparelho de transmissão que envia o sinal de qualquer lugar do planeta direto ao satélite o "up link", aparelho que poucas emissoras no país possuem. Ele é bastante usado em transmissões especiais como cobertura de guerras, por exemplo. Quem não se lembra de Peter Arnett, correspondente americano especialista na cobertura de grandes conflitos. Equipamentos desses são usados somente em grandes coberturas devido ao seu alto preço e grande custo de transmissão.
O trabalho começou semanas antes. Escolher um local para a transmissão é o primeiro passo. Passada a primeira fase, equipes de engenharia e operações chegaram dois dias antes para trazer toda estrutura. Trabalho árduo de dias, que viram minutos preciosos no ar e que refletem mais uma conquista histórica para a emissora que todo dia trabalha para ser a televisão do Maranhão.
Viver esse momento, sendo uma peça nessa grande engrenagem foi um dos mais emocionantes da minha ainda curta, porém rica carreira dentro de uma emissora de TV. Foram dias onde a apreensão se transformou em realização profissional. Um sentimento que se perpetua e que satisfaz diariamente o jornalista que carrega a notícia nas veias, nas pequenas e grandes realizações da nossa rotina. Que venham outras aventuras e conquistas como essas!
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.