Depois das intensas chuvas que caíram em todo o Maranhão, apesar dos muitos prejuízos, um fator merece ser comemorado. As lagoas que se formaram após o longo período de chuvas deixaram o visual do Parque Nacional dos Lençóis maranhenses ainda mais paradisíaco.
As agências de viagem e rede hoteleira local estão na expectativa pelo aumento na chegada de turistas, sobretudo na cidade de Barreirinhas, um dos portais para o Parque.
"A procura por reservas já aumentou 80% e a nossa expectativa é que aumente ainda mais. A maior parte das reservas que já fizemos são para grupos familiares, sobretudo de pessoas vindas do estado do São Paulo", explica Edvaldo Franco Martins, da Pousada Buriti, que já está com 50% de reservas para o período de férias escolares.
Mas, além das providências burocráticas com relação ao transporte, hospedagem e alimentação, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde e a beleza.
Localizado a aproximadamente 300km de São Luís, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, nesta época do ano tem sua temperatura média em 33º. A alta temperatura aliada à escassez de sombra faz com que os visitantes tenham uma exposição muito intensa aos raios solares e, por isso, os médicos recomendam atenção para evitar a desidratação e uso de protetor solar durante todo o período de exposição.
Mesmo assim, segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Dermatologia quase 70% da população brasileira se expõem ao sol sem usar protetor. De acordo com a dermatologista do UDI Hospital, Dra. Merly Costa, o efeito dos raios solares é cumulativo e pode causar graves danos à saúde, com o passar do tempo. "Melanoses solares – que são as manchas escuras, e hipocromias solares – que são as manchas claras, são as doenças de pele mais causadas pela exposição excessiva ao sol, além é claro do câncer de pele, mas que só aparecem realmente depois dos 50 anos, o que acaba sendo um fator para que as pessoas mais jovens sejam cada vez mais descuidadas com a pele", explicou.
Por outro lado, a indústria cosmética lança diversos produtos na área de proteção solar para rosto, corpo e cabelos. A procura por esses itens também costuma aumentar nesse período. "Temos uma linha completa de proteção solar e cuidados pós-sol, que tem procura o ano inteiro. Mas é inegável que nessa época a procura aumenta significativamente, cerca de 80%", informa a Diretora Regional da marca Racco no Maranhão, Cleonice Farias. A empresa possui hoje uma linha exclusiva, a Soleil, para tratamento e proteção solar.
"O ideal é que as pessoas criem o hábito de usar o protetor solar diariamente, e não só quando vão à praia. A prevenção deve ser feita diariamente. Mas, em situações de uma exposição muito prolongada ao sol, como é o caso dos passeios aos Lençóis, o recomendável é que se use o protetor solar a cada duas horas", enfatiza Merly Costa.
Corpo são - Além da pele e cabelos, os médicos recomendam ainda outros cuidados com o corpo, sobretudo no que se refere à hidratação. "É importante beber muita água, independente de sentir sede ou não, principalmente durante os passeios, que são longos e sob o sol escaldante. Além da água é extremamente saudável revezar com outras bebidas que também fazem a hidratação, como água de coco e sucos. O uso de bonés, chapéus ou lenços são indispensáveis, pois ajudam a evitar dores de cabeça e protegem a exposição direta da cabeça ao sol", recomenda o clínico-geral Dr. Rogério Linhares, do UDI Hospital.
O educador físico Rômulo Bruzaca, da Academia Viva Água, lembra que outra medida recomendável é o alongamento antes e depois das caminhadas pelas dunas. "Assim evita-se dores musculares, e até possíveis distensões, principalmente porque a terra é fofa e sobrecarrega as passadas. Mas, o mais importante nisso tudo é respeitar os limites do corpo. Se sentir que não dá pra fazer todo o passeio o melhor a fazer é parar", ensina.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.