Som febril

Febre da dengue inspira banda nos Estados Unidos

G1

Atualizada em 27/03/2022 às 13h45

Dengue tem sido por aqui nome para muita preocupação, mas no cenário musical de Los Angeles já significa uma infecciosa mistura de psicodelia com sons típicos do sudeste asiático. Com músicas cantadas em khmer, língua do Camboja, e uma pegada de rock viajante, o sexteto californiano Dengue Fever trilha um caminho rumo a sons perdidos e improváveis.

A banda nasceu com uma visita do tecladista norte-americano Ethan Holtzman ao território cambojano em 1997, quando encontrou reminiscências do pop sessentista local - rico em sonoridades que evocavam soul e surf music. A idéia de fazer um grupo que evocasse essa atmosfera ganhou força com a descoberta da cantora Chhom Nimol em um clube.

A charmosa vocalista, descendente de uma linhagem familiar de cantores de talento, encantou Holtzman, que fez diversas visitas ao clube para convencê-la a entrar no que seria mais tarde o Dengue Fever. O projeto vingou em 2001, mas o sexteto diz que eles ainda precisam aparar arestas na questão do entrosamento fora do palco. Língua e costumes ainda são uma barreira cultural entre Chhom Nimol e o pessoal do Dengue Fever. (Aliás, falando de língua e cultura, dengue é uma palavra que especialistas defendem ter uma origem africana. Chegou ao Brasil como uma palavra da língua espanhola).

O sexteto já apareceu em trilhas sonoras de filmes como "Flores partidas", de Jim Jarmusch, e na série de TV "Weeds". Também já foi tema de um documentário, "Sleepwalking through the Mekong", que retrata uma das viagens do grupo ao Camboja.

Um importante elemento no grupo é a lembrança constante feita pela banda das atrocidades cometidas pelo Khmer Vermelho, um dos mais sangrentos regimes do século 20. Foi a própria chegada do ditador Pol Pot ao poder na década de 70 que eliminou a presença da pop music no Camboja.

O Dengue Fever, que cita o brasileiro Mutantes como uma de suas influências em sua página no MySpace, está lançando seu terceiro disco, "Venus on Earth". O álbum serve de gancho para colocar o Dengue Fever dentro de uma leva de bandas de indie rock que absorve elementos de música étnica - caso da "sensação" nova-iorquina Vampire Weekend.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.