SÃO PAULO - Acabou o mistério em "Paraíso tropical": quem matou a gêmea má Taís foi o vilão Olavo Novaes(Wagner Moura). No entanto, o assassino dividiu espaço na categoria “a grande revelação” da novela com outra bomba folhetinesca. Ivan (Bruno Gagliasso), que sempre foi tratado como “o bastardinho” pelo irmão Olavo, na verdade é filho do poderoso empresário Antenor Cavalcanti.
Conforme o autor Gilberto Braga havia adiantando, "o motivo do assassinato iria surpreender mais que o assassino". E assim foi. Olavo sempre soube do grande segredo e planejava matar o irmão, a mãe, Marion (Vera Holtz), além do próprio Antenor, para ficar com a fortuna do empresário.
Chantegeado por Taís, o malfeitor deu o sonífero para a gêmea e ligou o gás de cozinha na casa de Daniel (Fábio Assunção). Olavo também foi o responsável pelo envenenamento de Lutero (Edwin Luisi), que exigia que ele se casasse com Alice (Guilhermina Guinle), em regime de separação total de bens.
Revoltado por ter sido enganado e criado como um estorvo pela família Novaes, Ivan atirou em Olavo. Antes de morrer, o vilão ainda teve tempo de balear Ivan, que morreu nos braços de Antenor.
Final de "catiguria"
Bebel (Camila Pitanga), a garota de programa mais querida do país, teve um final de "catiguria" apesar de todos os trambiques que armou ao longo da trama. Perdeu o bebê que esperava e seu grande amor, Olavo (Wagner Moura), mas engatou um caso com um senador com o nome envolvido em escândalos de corrupção. "Ele me dá situação, é cueca maneira!", disse a personagem, repetindo um dos bordões que a tornaram popular.
Graças aos escândalos, Bebel vai depor numa CPI, na qual é interrogada pelo senador Luiz Fernando Cardoso (o diretor Dennis Carvalho, em participação bem humorada). Anuncia em pleno depoimento que foi convidada para posar nua.
Qualquer semelhança com fatos reais não é mera coincidência.
Ah, Dinorá
A torcida do público pelo casal-neura Dinorá (Isabela Garcia) e Gustavo (Marco Ricca) não foi em vão: a dupla teve direito a final feliz. Dinorá casou na igreja e enfim, teve o romantismo que sempre cobrou do marido.
Quem também fez as pazes foram as rivais do edifício Copamar, Iracema (Daisy Lucidi) e Virgínia (Yoná Magalhães). Tudo porque a síndica socorreu o boemio Belizário (Hugo Carvana) que passou mal na rua. "Vou te dar um banho de loja, vou deixar você uma gata!", prometeu a ex-vedete em agradecimento à Iracema.
Finais felizes também para o casal Joana (Fernanda Machado) e Cássio (Marcelo Antony), que terão um bebê. Mateus (Gustavo Leão) foi curar sua dor-de-cotovelo pelo amor perdido de Camila (Patrícia Werneck), com a jornalista Sônia (Mariana Ximenes, em participação especial).
Camila, como já havia sido anunciado, voltou para os braços do marido Fred (Paulinho Vilhena). Heitor (Daniel Dantas) também foi outro deu uma segunda chance ao amor. Ao descobrir os esforços de Neli (Beth Goulart) para se livrar de sua fama de arrogante (a mãe de Joana e Camila arranjou um emprego na periferia carioca), Heitor se emocionou e voltou com a ex-mulher.
Gêmeas, outras vez
O final feliz dos pombinhos Paula (Alessandra Negrini) e Daniel não podia ser mais apropriado. Paula fica grávida e dá a luz a meninas gêmeas.
Fica a pergunta aos autores Gilberto Braga e Ricardo Linhares: qual seria a boazinha? E a malvada?
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.