SÃO LUÍS - Há 17 anos, uma intensa programação carnavalesca movimenta a rua Jansen Müller (Centro), sempre às segundas-feiras Gordas. É o Carnaval de Segunda, uma grande festa promovida pelo Laborarte, que reúne diversas brincadeiras carnavalescas, como tambor de crioula, casinha da roça, blocos tradicionais, organizados, afros e alternativos, tribos de índios, baterias de escolas de samba, blocos de fofões e manifestações como o Urso Caprichoso. Este ano, o evento promete repetir o sucesso das edições anteriores, reunindo foliões de todas as idades em frente ao casarão que abriga o Laborarte.
Assim como todos os anos, a programação terá início por volta das 15h, com a apresentação de grupos de tambor de crioula, com destaque para o grupo de Mestre Felipe. Das 16h às 18h, o casarão do Laborarte será tomado por crianças, no tradicional Baile da Chupeta, que terá animação da banda Te Gruda no Meu Fofão, comandada pelas cantoras Rosa Reis, Cecé Ferreira e Soraya Alhadef. No repertório, uma seleção de marchinhas, frevos, carimbós, tambor de crioula, tribo de índio e baralho.
Quem comparecer ao baile também vai poder prestigiar cenas teatrais do espetáculo carnavalesco Te Gruda no Meu Fofão. “É um baile que já está consagrado entre o público infantil e que acaba atraindo adolescentes e adultos”, ressalta a diretora-geral do Laborarte, Rosa Reis.
Às 18h começam as apresentações de rua do Carnaval de Segunda. Serão dois pontos de concentração das brincadeiras, sendo um na porta do Laborarte e o outro em um palco armado no início da rua Jansen Müller. Entre as atrações que compareceram ao evento ano passado e que, provavelmente não faltarão este ano, estão o tambor de crioula de Mestre Felipe, a brincadeira do Urso Caprichoso, Tijupá, Tapera, Casinha da Roça, Officina Affro, Fuzileiros da Fuzarca, Tribal, Netos de Nanã, As Peruas, Vinagreira Show, Os Vigaristas, Os Feras, Arlequim de Ouro, entre outros. “Todos os anos, fazemos o convite para as brincadeiras, que sempre vêm espontaneamente abrilhantar a nossa festa”, declara Rosa Reis.
Às 23h, uma pausa na apresentação das manifestações carnavalescas marca o início do show do grupo Fuzarca, formado por Rosa Reis, Fátima Passarinho, Inácio Pinheiro, Roberto Brandão e Cláudio Pinheiro. A trupe - que se faz presente no evento desde a sua primeira edição - agitará os foliões com ritmos tradicionais do Carnaval maranhense, como marchinhas, baralho, tambor de crioula, carimbó, frevo, samba, afoxé e bloco tradicional.
No repertório do grupo, sucessos como Frevo na Chuva (Madson), Baralho (Luís Bulcão), Abana o Fogo (Joãozinho Ribeiro), Sereia (Escrete), Banho de Maisena (Smith Júnior), Não Seca a Pimenteira e Trombone de Vara (ambas de Sérgio Pinto) e Flor dos Trópicos (Ronald Pinheiro).
TROFÉU
As manifestações carnavalescas que todos os anos comparecem ao Carnaval de Segunda não recebem cachê, mas são agraciadas com um troféu confeccionado por um artista plástico maranhense, que sempre presta homenagem a um personagem tradicional do Carnaval.
O troféu já foi inspirado em personagens como o cruz-diabo, fofão, arlequim e Rei Momo. Este ano, a responsabilidade de criação do troféu ficou a cargo de Neel Muniz e os personagens escolhidos foram uma coreira e um tocador de tambor de crioula. “Como não podemos pagar um cachê, oferecemos o troféu, que é uma forma de agradecermos pela participação das brincadeiras e também delas lembrarem do Carnaval de Segunda todos os anos”, frisa Rosa Reis. Após a apresentação do Fuzarca, a programação continuará com grupos de tambor de crioula e mais manifestações, em uma festa sem hora para terminar.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.