BRASÍLIA e RIO - O ministério da Saúde apresentou neste sábado, em Brasília, detalhes do Brasil Saudável, programa que pretende estimular a população a adotar hábitos de vida saudáveis, com ênfase na atividade física, na reeducação alimentar e no controle do tabagismo. Para tal, o ministério prevê um conjunto de ações, até a implantação de mais de 230 núcleos para a prática de atividades físicas em todas as capitais do país, até 2006.
Segundo o ministro Humberto Costa, os centros de esportes, que receberão investimentos de R$ 8,7 milhões, terão impacto na vida de pelo menos 40 mil pessoas. Os espaços funcionarão como academias populares, onde as pessoas poderão praticar esportes e ter acesso gratuito a orientações de professores de educação física e nutricionistas. No total, mais de oito milhões de brasileiros poderão ser beneficiados, estima o programa. Além dos núcleos, reforçou o ministro, serão adaptados espaços públicos já existentes para a realização de atividades físicas.
- Nas áreas mais pobres do Brasil os espaços não existem para o lazer, para a atividade física, então são ações assim articuladas que vão permitir que essa adesão de hábitos saudáveis aconteça - afirmou.
Humberto Costa ressaltou ainda que doenças não-transmissíveis como infarto, derrame cerebral, enfisema, câncer e diabetes poderiam ser minimizadas, evitadas ou prevenidas com a mudança no estilo de vida da população.
- Todas as pesquisas que nós temos realizado têm demonstrado que uma parte significativa da população, mais de 40%, não desenvolve uma atividade física regular, e aqueles que desenvolvem, também do ponto de vista de pesquisas realizadas, essas pessoas têm uma qualidade de vida melhor, conseguem ter minimizadas as complicações até mesmo quando já são comprometidas por alguma patologia.
A criação do programa, reforçou o ministro, também é um desejo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
- Ele pratica atividade física diariamente e é um bom exemplo para a população brasileira.
A partir das 16h deste sábado, o ministro estará no estádio Mane Garrincha, onde as seleções de artistas e de pacientes transplantados pelo Sistema Único de Saúde vão se enfrentar em uma partida de futebol.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.