Morre o ator Frank Gorshin, o Charada da série "Batman"

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

SÃO PAULO - Frank Gorshin, o imitador dos cem rostos que foi indicado ao prêmio Emmy por seu papel de Charada na série de TV Batman, morreu nesta terça-feira, informaram fontes chegadas à família. O ator tinha 72 anos.

A mulher de Gorshin, Christina, estava ao seu lado quando o ator morreu, no Providence Saint Joseph Medical Center, disse nesta quarta-feira seu agente e amigo Fred Wostbrock.

"Ele lutou valentemente contra o câncer do pulmão, a enfisema e a pneumonia", disse a mulher do ator em uma declaração.

Apesar das inúmeras atuações na televisão e no cinema, Gorshin será recordado para sempre por seu papel como o Charada, o vilão do traje verde cheio de signos de interrogação, que enfrentava Batman na série televisiva protagonizada por Adam West, que foi ao ar de 1966 a 1969.

Esse personagem "foi realmente um catalisador para minha carreira", recordou Gorshin em uma entrevista à The Associated Press em 2002. "Eu era um joão ninguém. Tinha trabalhado como ator convidado em alguns lugares. Mas depois de fazer esse papel me deram a chance de protagonizar espetáculos de Las Vegas, de modo que não posso falar mal dele".

West disse que a morte do seu amigo de vários anos foi para ele uma "grande perda". "Frank fará muita falta", disse o ator em uma declaração. "Era um amigo e um personagem fascinante".

Nascido em Pittsburgh, Gorshin começou sua carreira cênica em Nova York, onde imitou, entre outros, figuras do cinema como Kirk Douglas, Dean Martin e James Cagney.

Entre suas películas, figura a comédia musical Bells are Ringing, de 1960, em que contracenou com Judy Holliday e com seu ídolo Dean Martin.

Gorshin era casado há 48 anos. Ele tinha um filho, Mitchell Gorshin, e uma filha, Dottie Roland.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.