BRASÍLIA - O Ministério da Saúde divulgou uma nota nesta sexta-feira alertando sobre a circulação na internet de uma mensagem spam que alardeia a transmissão de "uma doença, altamente contagiosa chamada de Schistosoma mansoni, transmitida pela água. E que infelizmente foi encontrada na água que você está bebendo". O Ministério da Saúde afirma que as informações não procedem e que, ao contrário do que afirma a mensagem, não existe qualquer tipo de relatório médico para verificar quem está contaminado pela doença, cuja denominação é, na verdade, esquistossomose.
As larvas do parasita Schistosoma mansoni são encontradas apenas em águas onde podem ser identificadas certas espécies de caramujos. Essas larvas, dentro de quatro a seis semanas, abandonam o caramujo, ficando livres nas águas naturais. O contato humano com águas infectadas é a maneira pela qual o indivíduo adquire a esquistossomose.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.