Carnaval 2014

Milhares se divertem e encerram Carnaval 2014 no Lava-Pratos

Andressa Valadares / O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h56

SÃO LUÍS – A temporada carnavalesca no estado foi encerrada oficialmente neste fim de semana, com a realização da 68ª edição do tradicional Carnaval do Lava-Pratos, em São José de Ribamar, cidade balneária localizada a 32 km de São Luís. A festa, que começou na noite de sábado(8), terminou ontem e reuniu cerca de 150 mil pessoas no Parque Municipal do Folclore Therezinha Jansen, onde foi montado o palco principal, que recebeu nove atrações musicais nos dois dias de evento.

O Lava-Pratos é considerado o primeiro Carnaval fora de época do país, realizado sempre no primeiro fim de semana após a folia carnavalesca - este ano celebrada no dia 4 de março -, e reúne público não só de São José de Ribamar, mas brincantes de toda a Região Metropolitana de São Luís (capital, Paço do Lumiar e Raposa), além de pessoas vindas do interior do estado. Ontem, pela cidade balneária, eram vistos foliões com acessórios que demonstravam a alegria momesca e muita vontade de curtir a despedida do Carnaval.

Famílias inteiras, casais e muitos grupos de amigos aproveitaram as atrações que animavam o último dia do Lava-Pratos, que começou logo no início da tarde de ontem, às 13h30, e só terminou à noite, por volta das 23h. No palco principal, uma mistura de ritmos tomou conta da cidade balneária.

Seguindo a tradição de priorizar shows de bandas e artistas locais, este ano a animação do Lava-Pratos ficou por conta das bandas Vadiê, Máquina de Descascar’alho, Energia, Vamu de Samba, Argumento, Regional Fênix, Bicho Terra, Swing dos Plays e Pepê Junior, além de DJs, que não deixaram o público ficar parado no intervalo entre shows. "O Lava-Pratos já é uma tradição entre o nosso grupo de amigos e todo ano estamos aqui, curtindo essa despedida", afirmou o professor Ivanildo Abreu.

Estrutura -Para receber os mais de 100 mil foliões que passaram pela cidade balneária no fim de semana, uma megaestrutura foi montada para garantir não só o conforto, mas também a segurança dos brincantes. Além do palco principal, banheiros químicos foram montados em vários pontos da cidade, bem como postos da Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

O Hospital Municipal e o Centro de Saúde Honório Gomes, ambos localizados na sede da cidade, funcionaram em regime de plantão 24 horas, com equipes médicas reforçadas e ambulâncias extras, que também estavam instaladas em pontos específicos do circuito. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de São José de Ribamar percorreram o circuito da folia distribuindo preservativos e repassando informações importantes sobre como se prevenir de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs).

Os vendedores ambulantes também foram disciplinados por todo o entorno do local e agentes da vigilância sanitária fiscalizavam as condições de venda dos produtos, distribuindo toucas luvas descartáveis para os vendedores. A venda de bebidas alcoólicas em garrafas foi proibida no Lava-Pratos.

Segurança - O esquema de segurança montado para garantir a tranquilidade dos foliões que foram curtir o Lava-Pratos foi o que mais chamou a atenção na edição da festa deste ano. Em todos os pontos de acesso ao palco principal, barreiras de revista foram montadas, com o intuito de apreender qualquer tipo de objeto que pudesse colocar em risco a segurança do evento e do público. No total, 550 policiais militares fizeram o policiamento dos pontos de movimentação da festa. Além desses, 200 seguranças particulares e 13 agentes de trânsito - que disciplinaram o tráfego dentro da cidade - deram apoio à atuação da PM.

Nas rodovias estaduais de acesso a São José de Ribamar (MA-201 e MA-204), barreiras policiais, também, foram montadas para evitar que motoristas alcoolizados estivessem ao volante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.