Oficinas gratuitas

Projeto Movimenta Cultura leva capacitações para comunidades quilombolas do Maranhão

Ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba está oferecendo oficinas de Marketing Digital no Quilombo Fé em Deus (Santa Rita) e de Capoeira em quatro comunidades remanescentes de quilombos em Itapecuru-Mirim.

Na Mira, com informações da assessoria

A ação formativa itinerante contempla os moradores de cinco comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em ambos os municípios.
A ação formativa itinerante contempla os moradores de cinco comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em ambos os municípios. (Foto: Divulgação)

SANTA RITA - Arte e cultura como forma de promoção de novas oportunidades, profissionalização, geração de emprego e renda. O Movimenta Cultura chegou ao Maranhão oferecendo diversas oficinas gratuitas na área da Gestão da Cultura e, agora, chega às comunidades tradicionais do estado, localizadas nos municípios de Santa Rita e Itapecuru-Mirim. 

A ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba (Imperatriz - MA) e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, está contemplando os moradores de cinco comunidades remanescentes de quilombos, localizadas em ambos os municípios. 

Em Santa Rita, no Quilombo Fé em Deus, estão abertas, até o dia 27/09, as inscrições para a Oficina de Marketing Digital – Arte em Destaque. Já em Itapecuru-Mirim, as vagas são para a oficina de Capoeira, que ocorrerá nas comunidades Oiteiro das Nogueiras, Queluz, Jaibara das Nogueiras e Pedrinhas Clube de Mãe. As inscrições vão até dia 29/09. 

Ambas as oficinas serão oportunidades para promover, valorizar e proporcionar visibilidade para as culturas locais e das comunidades.

Cultura e Comunicação Digital 

A oficina de Marketing Digital, que acontecerá de 2 a 6 de outubro, será ministrada pelo publicitário e professor Felipe Borba, que vai apresentar estratégias e técnicas essenciais para promover um trabalho autêntico e artístico para a construção de marcas nas redes sociais. O conteúdo a ser explorado vai desde os fundamentos das redes sociais até as melhores práticas de marketing pessoal. Aprendizados que fazem parte do objetivo do Movimenta Cultura de fortalecer os empreendedores culturais das cidades por onde circulará. 

As aulas serão realizadas no Barracão Cultural Angoleiros Quilombo. Além da oficina, um encontro dedicado à juventude da comunidade será realizado no dia 2 de outubro com a palestra “Como o Celular, a Internet e as Redes Sociais podem ser Instrumento de Transformação e Impacto para quem Deseja Empreender Começando do Zero”. O evento é aberto ao público sem a necessidade de inscrição prévia.

Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial 

Já na oficina programada para Itapecuru-Mirim, os participantes serão convidados a conhecer a história da capoeira no Maranhão, no Brasil e no mundo, sua relevância cultural, e, ao mesmo tempo, aprender a executar movimentos básicos, entender a instrumentalização musical associada à capoeira e participar de forma ativa de uma roda de capoeira, seguindo os rituais e fundamentos tradicionais. 

Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a capoeira é um dos símbolos brasileiros mais reconhecido internacionalmente. Criada no país durante o período da escravidão, como uma forma de luta e de resistência por africanos escravizados, a capoeira está presente em todo território nacional, além de praticada em diversos países, em todos os continentes. A atividade será ministrada pelo professor Mychel Lopes, que é natural de Mirinzal (MA), e acontecerá ao longo do mês de outubro. 

A oficina será um importante instrumento para a valorização da capoeira e da cultura das comunidades remanescentes de quilombos, tão presentes no Maranhão. Segundo Censo do IBGE, divulgado em 2023, o estado possui a 2ª maior população quilombola do país. Mais de 260 mil pessoas que se autodeclaram quilombolas vivem em 32 municípios maranhenses. 

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução). 

Movimenta Cultura – 1ª edição 

Além de Santa Rita e Itapecuru-Mirim, Açailândia também está recebendo atividades do projeto, com a realização da oficina de Marketing Digital. O Movimenta Cultura vai circular pelos municípios de São Luís, Alto Alegre do Pindaré, Bacabeira e Bom Jesus das Selvas. As atividades da ação formativa itinerante serão realizadas em cinco estados brasileiros nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste, contemplando Maranhão, Pará, Minas Gerais, Espírito Santo e Amazonas. Ao todo, 25 municípios serão atendidos, com a oferta de aproximadamente 60 oficinas, do segundo semestre de 2023 até março de 2024. 

 Centro Cultural Tatajuba 

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. As atividades são desenvolvidas em conjunto com o poder público, setor privado, sociedade civil e indivíduos atuantes no Maranhão. O espaço impulsiona, diariamente, a formação, capacitação e geração de renda na região por meio de múltiplas áreas da cultura, proporcionando oportunidades às crianças, jovens e adultos. Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: www.instagram.com/centroculturaltatajuba/ e www.facebook.com/centroculturaltatajuba

ROTEIRO DAS OFICINAS

SANTA RITA (MA) - COMUNIDADE VILA FÉ EM DEUS 

Oficina gratuita de Marketing Digital – Arte em Destaque 

Professor: Felipe Borba 

Inscrições: até 27 de setembro 

Local: Barracão Cultural Angoleiros do Quilombo, BR 135, Km 72, Quilombo Fé em Deus, Santa Rita-MA  

Formulário de inscrição: bit.ly/oficinamktdigitalsantarita

2/10 – 18h às 21h - Encontro com jovens da comunidade 

Palestra: Como o celular, a internet e as redes sociais podem ser instrumento de transformação e impacto para quem deseja empreender começando do zero. 

Evento aberto ao público sem a necessidade de inscrição prévia

3 a 6/10 - 19h às 22h - Oficina de Marketing Digital 

De 2 a 6 de outubro  de 2023 

ITAPECURU-MIRIM (MA) – COMUNIDADES TRADICIONAIS 

Oficina gratuita de Capoeira 

Professor: Mychel Lopes 

Inscrições: até 29 de setembro 

Oiteiro das Nogueiras 

Dias 7, 8, e 14/10, das 8h30 às 12h30

Dia 15/10, das 14h às 18h 

Local: Clube de Festa, Rua principal, Oiteiro das Nogueiras 

Formulário de inscrição: https://bit.ly/3RudEg4  

Queluz 

Dias 7, 8, e 14/10, das 14h às 18h 

Dia 15/10, das 8h30 às 12h30

Local: Associação do Morador Quilombola do Povoado de Queluz, Rua do Campo, Queluz   

Formulário de inscrição: bit.ly/oficinacapoeiraemqueluz  

Jaibara das Nogueiras

Dias 21, 28 e 29/10, das 8h30 às 12h30 

Dia 22/10, das 14h às 18h 

Local: Associação dos moradores, Rua principal, Jaibara das Nogueiras  

Formulário de inscrição: https://bit.ly/48rb3JW  

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.