Exemplar arquitetônico

Pindaré-Mirim celebra 135 anos do Engenho Central

A comemoração contará com diversas atrações culturais, exposição e roda de conversa.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O centro cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim oferece visita mediada aos espaços do local.
O centro cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim oferece visita mediada aos espaços do local. (Foto: divulgação)

PINDARÉ-MIRIM - O Centro Cultural do Engenho de Pindaré-Mirim realizará, a partir desta sexta-feira (16), uma ampla programação para comemorar os 135 anos do Engenho, importante exemplar arquitetônico e símbolo histórico da economia açucareira, construído na cidade de Pindaré-Mirim, no século XIX.

O centro cultural ocupa os espaços do prédio histórico, e foi inaugurado no começo deste ano com exposição permanente, biblioteca, cineteatro e salas de cursos e oficinas.

A comemoração contará com diversas atrações culturais, exposição e roda de conversa. Nesta sexta (16), está prevista celebração ecumênica e um bate papo com o historiador e mestre da cultura, Euzamar Medeiros. No final do dia tem recitais de poesias regionais, a partir das 19h.

No sábado (17) e domingo (18) grupos de capoeira, dança, bandas de reggae e manifestações folclóricas estão previstos para animar o centro cultural.

Para a diretora do centro cultural, Macielma Torres, o centro cultural não poderia deixar de celebrar tão importante data. “A história do Engenho faz parte da cidade e está integrada à vida dos moradores, os visitantes se admiram da riqueza de sua arquitetura e atualmente o museu vem ocupando seus espaços no sentido de dar vida, arte e cultura para o local”, pontua ela.

O centro cultural Engenho Central de Pindaré-Mirim oferece visita mediada aos espaços do local, cursos, oficinas e sessões de cinema. Funciona de terça a sábado das 9 às 11h e das 16h às 21h. Aos domingos, o espaço fica aberto de 16 às 21h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.