Literatura maranhense

Balaio Literário reúne escritores do Vale do Pindaré

A programação começa com uma palestra sobre a poesia contemporânea do Maranhão.

Na Mira, com informações da Sectur/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h11
O objetivo do encontro é aproximar os escritores da região e fortalecer a classe.
O objetivo do encontro é aproximar os escritores da região e fortalecer a classe. (Foto: divulgação)

PINDARÉ-MIRIM - O Centro Cultural Engenho Central, localizado na cidade de Pindaré-Mirim, sediará o evento Balaio Literário - I Encontro de Escritores do Vale do Pindaré, que será realizado nesta sexta-feira (27), a partir das 19h30.

O objetivo do encontro é aproximar os escritores da região e fortalecer a classe, divulgando seus trabalhos e criando uma rede de contatos. A partir deste primeiro diálogo, a ideia é que outros eventos parecidos sejam organizados.

A programação começa com uma palestra sobre a poesia contemporânea do Maranhão, ministrada pelo escritor Antonio Ailton e mediada pelo poeta e pesquisador Bioque Mesito. Em seguida, às 20h20, será realizado um sarau cultural, com a participação de cantadores de boi da região e apresentação teatral dos alunos de artes cênicas do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) Vocacional de Pindaré.

Leia também: Pindaré-Mirim celebra 135 anos do Engenho Central

Concomitantemente ao sarau, haverá o lançamento de livros de escritores maranhenses e piauienses que participarão do Balaio Literário: Anna Liz, Antonio Ailton, Bioque Mesito, Carlos Vinhorte, Carvalho Jr, Neurivan Sousa, Luiza Cantanhede, Luis Henrique, Evilásio Junior e Paulo Rodrigues.

Vale destacar a presença do escritor Paulo Rodrigues, que inclusive está contribuindo para a organização do evento. Nascido em Caxias, o poeta é professor de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino, lecionando em Santa Inês e Pindaré-Mirim.

Recentemente, Paulo Poeta (como é conhecido) foi premiado no Concurso Internacional de Literatura, promovido pela União Brasileira de Escritores. Ele ficou em segundo lugar no Prêmio Álvares de Azevedo, na categoria Poesia, com o livro “Uma interpretação para São Gregório”. O prêmio é considerado um dos mais importantes do país, sendo recebido anteriormente pelos maranhenses Salgado Maranhão, Nauro Machado e, por último, Ferreira Gullar.

No dia 30 de outubro, a solenidade de premiação será na Academia Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.