FORMAÇÃO GRATUITA

Oficina 'Elaboração de Projetos Culturais' ocorre no Paço do Lumiar neste fim de semana

A formação será realizada nos dias 16 e 17 de março e de forma gratuita.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 15/03/2024 às 16h31
Ciclo de Formação para Agentes Culturais será realizada no Paço do Lumiar.
Ciclo de Formação para Agentes Culturais será realizada no Paço do Lumiar. (Foto: Divulgação)

PAÇO DO LUMIAR - O Ciclo de Formação para Agentes Culturais muda seu cenário neste fim de semana, 16 e 17 de março, e passa a realizar a oficina ‘Elaboração de Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas’ no Terreiro Pedra de Encantaria, localizado na Avenida Quatorze, 09, Quadra 09 - Maiobão, Paço do Lumiar, das 09 às 18h.

A formação é direcionada para produtores, gestores, educadores, artistas locais e demais profissionais que se envolvem no setor cultural, e tem como um de seus objetivos democratizar o acesso ao conhecimento e fortalecer a economia criativa, por meio do aperfeiçoamento das habilidades dos agentes culturais participantes.  

As gestoras culturais Júlia Martins e Mariana Cronemberge ficarão responsáveis pelas instruções da iniciativa, que acontece de forma presencial. Durante as formações, os participantes serão guiados passo a passo nas ações em Gestão Cultural e terão acesso à ferramentas e técnicas disponíveis para aplicar em grupos artísticos das comunidades contempladas.

De acordo com Júlia Martins: “esta ação educativa vai abordar todas as etapas de criação de um projeto cultural, desde a concepção de uma ideia até a escrita do projeto, incluindo a estruturação da proposta em leis de incentivo à cultura, captação de recursos, análise de projetos reais, prática de escrita de projetos e o preenchimento de formulários online de inscrições”, ressalta.

“A partir das próprias vivências, essa turma vai encontrar uma forma de colocar sua ideia no papel com todas as expertises necessárias na elaboração de um projeto cultural. A gente acredita que impulsionar é uma arte essencialmente coletiva”, pontua Mariana Cronemberger.

De forma gratuita, a iniciativa impulsiona a economia criativa, através do aperfeiçoamento das habilidades dos agentes culturais participantes, como a construção de portfólio artístico, release, interpretação de editais, planejamento de eventos e elaboração de projetos. 

Vale ressaltar que oficina já passou por outros bairros da Grande Ilha, como Anjo da Guarda e Bom Jesus e agora passará pelo Paço do Lumiar.

O ciclo formativo será finalizado com a oficina “Gestores: como pensar programação artística nos espaços culturais de forma acessível, inclusiva e decolonial”, nos dias 04 e 05 de abril, no Laborarte, localizado na Rua Janser Muller, 42- Centro. Essa oficina proporcionará reflexões sobre a criação de programações artísticas pautadas em temáticas urgentes e contemporâneas relacionadas à acessibilidade em suas diversas formas, inclusão e decolonialidade.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.