Curiosidade

Saiba por que sua vassoura fica em pé sozinha

Fotos de vassouras "perfeitamente equilibradas" viralizaram nas redes sociais.

Na Mira, com informações da Revista Galileu

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Internautas resolveram
Internautas resolveram "tirar a prova". Foto: Reprodução Twitter @dagulter

Desde a última sexta-feira (7) as redes socias estão "bombando" com algo bem curioso: várias fotos de vassouras que de maneira misteriosa ficam em pé sozinhas. Os internautas estão pirando com a bizarrice, e claro, logo associaram o fenômeno a Agência Espacial Norte-amercana (NASA). No Twitte, a NASA se tornou um dos assuntos mais comentados.

Segundo usuários do Twitter, a NASA teria dito que a Terra estaria em um ponto de sua órbita no qual sua rotação ficaria em perfeito equilíbrio. O resultado deixaria todas as vassouras do mundo se equilibrar sozinhas.

Brasileiro que é brasileiro não pode deixar de testar algo tão inusitado, e por mais louco que possa parecer o "fenômeno" realmente funciona. Isso não quer dizer que a suposta explicação dada pela NASA seja verdadeira.

Nem por isso quer dizer que aqueles mais curiosos que colocaram suas vassouras em pé fizeram papel de bobos. Na verdade, esse suposto equilíbrio planetário é uma antiga crença: há anos essa brincadeira é comum nos Estados Unidos, mas durante o equinócio vernal, que marca o começo da primavera naquela parte do mundo (meados de março).

O verdadeiro motivo

O verdadeiro motivo para as vassouras conseguirem "ficar em pé" tem uma ligação maior com a física em menor escala, de dentro do planeta, do que o com as forças gravitacionais que afetam a Terra. Isso só acontece porque a vassoura tem seu centro de massa perto da sua base, justamente onde ficam as cerdas do objeto. Logo, ao apoiarmos o cabo da vassoura sobre a base, a força causada pelo peso do cabo fica dstribuída nas cerdas, fazendo com que o objeto fique equilibrado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.