MUNDO - A escritora Sul-coreana, Han Kang, de 53 anos, conquistou o Nobel de Literatura 2024. A confirmação da conquista foi feito pela própria Academia Sueca, nessa quinta-feira (9), em Estocolmo. A academia relata que o prêmio foi concebido para escritora “por sua intensa prosa poética que confronta traumas históricos e expõe a fragilidade da vida humana", disse a academia.
Trajetória
A escritora Han Kang nasceu em 1970 em uma cidade sul coreana de Gwangju. Segundo informações, a escritora já vinha de uma formação literária. Seu pai, Han Seung-won, também é um grande romancista. Assim Han Kang se juntou a produção literária e abraçou a arte e a música, o que refletiu toda sua trajetória desde quando era pequena.
Ela deu início na carreira em 1993 com diversos poemas publicados na revista "Literatura e Sociedade". E em 1995, ela se dedicou a prosa com a coleção de contos "Amor de Yeosu".
Um de seus trabalhos, “A vegetariana” (2007), ganhou destaque internacional. O livro, escrito em três partes, mostra as consequências da personagem principal ao se recusar às normas de ingestão alimentar.
"O trabalho de Han Kang é caracterizado por essa dupla exposição da dor, uma correspondência entre tormento mental e físico com estreitas conexões com o pensamento oriental", citou a academia.
Saiba Mais
- Nobel de economia vai para pesquisas sobre mercado de trabalho
- Nobel de Química é concedido a Benjamin List e David W.C. MacMillan
- Nobel de Física vai para trabalho sobre mudança climática
- Duas mulheres vencem juntas, pela primeira vez, Nobel de Química
- Nobel de literatura sai para Svetlana Aleksievitch, da Bielorrússia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.