TÓQUIO (JAPÃO) - O quadrinista Akira Toriyama, criador da série Dragon Ball, morreu no dia 1º de março, aos 68 anos. A informação foi divulgada na madrugada desta sexta-feira (8), nos perfis oficiais da franquia: de acordo com a publicação, Toriyama morreu após sofrer um hematoma subdural, que é quando acontece um acúmulo de sangue entre o cérebro e o crânio.
"Lamentamos profundamente que ele ainda tivesse vários trabalhos em andamento com grande entusiasmo. Além disso, ele teria muito mais a realizar. No entanto, ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele pôde continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos. Esperamos que o mundo único de criação de Akira Toriyama continue sendo amado por todos por muito tempo", diz a nota publicada nos perfis oficiais de Dragon Ball.
De acordo com o comunicado, o funeral de Akira Toriyama foi reservado apenas para a família. O quadrinista deixa esposa e dois filhos.
Em 45 anos de carreira como mangaká (autor de mangás, que são as histórias em quadrinhos produzidas no Japão), Akira Toriyama se consolidou como um dos maiores nomes da história do gênero, com obras altamente influentes e populares. O primeiro grande sucesso do quadrinista foi Dr. Slump, sobre a robô Arale Norimaki, seu criador Senbei Norimaki e os moradores da Vila Pinguim.
Em seguida, Akira Toriyama desenvolveu a série Dragon Ball, seu trabalho mais famoso, onde conta as aventuras do herói Son Goku, desde a infância até a idade adulta, enquanto ele explora o mundo, treina artes marciais e luta contra vilões em busca das sete Esferas do Dragão.
Com o passar dos anos, Dragon Ball se tornou uma das séries de mangá mais bem sucedidas e importantes de todos os tempos, vendendo mais de 250 milhões de cópias. As adaptações para desenhos animados (animes) tiveram ainda mais sucesso, formando uma geração de fãs da cultura pop japonesa no mundo ocidental.
Saiba Mais
- Morre Amaury Pasos, lenda do basquete brasileiro, aos 89 anos
- Morre o ex-vereador e empresário Benedito Pires
- Morre o maestro e compositor Marlos Nobre, aos 85 anos
- Morre, aos 60 anos, professor Junerlei Dias, do departamento de Comunicação Social da UFMA
- Morre o fotógrafo Evandro Teixeira, autor de fotos históricas do país
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.