NA MIRA DO OSCAR

Veja detalhes das produções que disputam a estatueta de Melhor Filme Internacional no Oscar 2024

No terceiro e penúltimo episódio do Na Mira do Oscar, as jornalistas Anne Cascaes e Rafaelle Fróes abordam os indicados a Melhor Filme Internacional neste ano.

Anne Cascaes e Rafaelle Fróes

Atualizada em 01/03/2024 às 19h18

MUNDO - No mundo cinematográfico, a diversidade cultural é celebrada e reconhecida por meio da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar. A categoria não só tem o papel de honrar as riquezas das narrativas globais, mas também de  destacar a excelência cinematográfica além das fronteiras nacionais.

No terceiro e penúltimo episódio do Na Mira do Oscar, as jornalistas Anne Cascaes e Rafaelle Fróes abordam os indicados a Melhor Filme Internacional neste ano, e explicaram a importância e o impacto que tem esta categoria, assim como algumas das produções que já foram reconhecidas neste quesito.

Leia também:

Entenda os destaques e polêmicas dos filmes indicados ao Oscar 2024

Explorando a magia: veja curiosidades sobre a categoria de Melhor Animação no Oscar

A categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar é uma janela para o panorama diversificado do cinema mundial. Ela proporciona uma oportunidade única para cineastas de todas as nações compartilharem suas histórias, culturas e perspectivas com uma audiência global.

Assista o episódio completo do Na Mira do Oscar no Youtube. (Foto: André Nadler / Na Mira)
Assista o episódio completo do Na Mira do Oscar no Youtube. (Foto: André Nadler / Na Mira)

Além disso, a inclusão desta categoria na cerimônia do Oscar reconhece a importância do cinema estrangeiro e sua contribuição para a riqueza cultural da indústria cinematográfica.

Mudanças na nomenclatura 

A categoria de Melhor Filme Internacional era, anteriormente, conhecida como Melhor Filme em Língua Estrangeira. Ela introduzida na 29ª cerimônia do Oscar, em 1956. Desde então, essa tem sido uma plataforma crucial para promover o cinema internacionalmente aclamado.

Com o decorrer dos anos, a categoria passou por várias mudanças, refletindo o crescente alcance e diversidade do cinema global. Em 2020, por exemplo, o nome da categoria foi alterado para Melhor Filme Internacional para refletir uma abordagem mais inclusiva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.