'Now and Then'

Beatles anunciam lançamento da última música da banda, com vocais de John Lennon

"Now and Then" será lançada no dia 2 de novembro, já o documentário sobre a canção chega no dia 1°.

Fabiana Serra/Na Mira

Atualizada em 26/10/2023 às 12h06
Beatles anunciam lançamento da última música da banda.
Beatles anunciam lançamento da última música da banda. (Foto: Apple Corps Ltd/Divulgação)

MUNDO - Paul McCartney anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento da "última música dos Beatles". Gravada há mais de quatro décadas, antes da morte de John Lennon, a faixa "Now and Then" chega no dia 2 de novembro.

“Lá estava a voz de John, cristalina. É bastante emocionante. E todos nós tocamos nela, é uma gravação genuína dos Beatles. Em 2023, ainda estar trabalhando na música dos Beatles e prestes a lançar uma nova música que o público ainda não ouviu, acho que é uma coisa emocionante”, disse Paul McCartney em um comunicado divulgado no site dos Beatles.  

No dia 1° de novembro, será lançado ainda um documentário de 12 minutos sobre a canção, com imagens exclusivas e comentários de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson. Dirigido por Oliver Murray, "Now And Then - The Last Beatles Song" será divulgado no canal do YouTube da banda. Veja o teaser:

Leia também:

Paul McCartney explica uso da IA em faixa inédita dos Beatles

Paul McCartney vai lançar "música final dos Beatles" com uso de inteligência artificial

Now and Then

John Lennon gravou uma demo de "Now and Then", com vocais e piano, em sua casa no final dos anos 1970. A gravação ficou guardada até 1994, quando sua esposa, Yoko Ono, decidiu entregar a fita para Paul, George e Ringo.

Junto com a gravação, Yoko também entregou as demos de "Free As A Bird" e "Real Love", que foram lançadas no projeto "The Beatles Anthology", de 1995. "Now and Then", no entanto, estava guardada até agora. 

A ideia de revisitar a canção surgiu após a produção série documental “The Beatles: Get Back”, dirigida por Peter Jackson. A obra usou a tecnologia de áudio MAL da WingNut Films, que permitiu restaurar os áudios das músicas, isolando instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles.

A mesma tecnologia foi utilizada na gravação caseira de "Now and Then", permitindo preservar a clareza e integridade do vocal de John Lennon, além de separá-lo do piano. “Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá, você sabe. Está longe”, disse Ringo em comunicado divulgado no site dos Beatles. 

A canção inclui ainda guitarra elétrica e acústica gravada em 1995 por George Harrison, nova parte de bateria de Ringo Starr, além de baixo, guitarra e piano de Paul. Como toque final, a música traz também os backing vocals das gravações originais de “Here, There And Everywhere”, “Eleanor Rigby” e “ Because”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.