SE CUIDANDO MAIS

Chris Hemsworth revela mudanças no estilo de vida após predisposição ao Alzheimer

O ator, de 40 anos, foi diagnosticado com predisposição genética que aumenta o risco para a doença de Alzheimer.

Na Mira

Chris Hemsworth revela mudanças no estilo de vida após diagnóstico de Alzheimer.
Chris Hemsworth revela mudanças no estilo de vida após diagnóstico de Alzheimer. (Foto: Reprodução)

MUNDO - O ator Chris Hemsworth, conhecido por interpretar Thor, na Marvel, descobriu, em novembro do ano passado, que tem duas cópias do gene APOE e4, que está ligado a predisposição genética que aumenta o risco para a doença de Alzheimer. A descoberta aconteceu após a realização de um teste genético para a “Limitless with Chris Hemworth”, a série de documentários do canal Nat Geo sobre longevidade.

“Você está constantemente pensando que viverá para sempre, especialmente quando jovem. Então, saber que isso poderia ser o que poderia acabar com você foi tipo, uau, isso meio que me surpreendeu,” disse Chris no programa.

Conforme explica o Dr. Peter Attia, especialista em longevidade e médico consultor do documentário, embora que o gene aumente o risco de Alzheimer, tornando-o oito a dez vezes maior do que o de qualquer outra pessoa, ele não determina o seu destino, uma vez que é possível ter o gene de alto risco sem nunca desenvolver a doença e, inversamente, não ter o gene e ainda assim desenvolver o Alzheimer, segundo reportagem da revista 'Men's Health' dessa terça-feira (3).

Além disso, o Dr. Peter també acredita que, com mudanças agressivas no estilo de vida, você pode reduzir o risco, tornando-se tão suscetível quanto qualquer outra pessoa. No programa, o Dr. Attia disse a Chris, agora com 40 anos, que considera o resultado do teste uma bênção: “Isso vai motivá-lo a tomar medidas hoje nas quais a maioria das pessoas (na casa dos 40) nunca pensaria até chegar aos 50 anos ou anos 60.”

“Foi um bom chute na bunda e um lembrete para fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ter a melhor chance de lutar. Qualquer trabalho que estou fazendo para a saúde do meu cérebro beneficia o resto do meu corpo – nós o transformamos em algo positivo”, disse Chris Hemsworth.

O ator teve a opção de remover essa revelação do programa na época, mas optou por deixa-la e, ao fazer isso, exibiu um tipo diferente de força e vulnerabilidade além de qualquer um dos superpoderes de Thor. Chris disse espera inspirar outras pessoas em situações semelhantes a “fazer exames ou entender mais sobre a saúde do cérebro e ver o que elas têm ao seu alcance para mudar”.

Após a realização do teste, Chris fez alterações em suas já extensas rotinas de exercícios e agora se concentra mais na saúde do cérebro. Em entrevista à revista Men's Health, ele disse que estava “incorporando mais solidão em sua vida”.

“Sempre fui bastante consistente com meus compromissos de exercícios, mas ultimamente tenho realmente sentido a importância de reservar um tempo para mim mesmo, sem qualquer voz ou estímulo externo, e reservar um tempo para a quietude”, explicou.

O ator também contou que embora as rotinas de exercícios sejam muito importantes, ele está se concentrando mais no trabalho de atenção plena, "o mindfulness". Chris também está garantindo um sono regular e o suficiente, e que tome banhos de gelo com frequência.

Alguns anos atrás, Chris Hemsworth também fez ajustes em seu regime de condicionamento físico: “Meu peso flutua muito devido aos diferentes papéis e também aos meus próprios interesses em relação a desafiar meu corpo de maneiras diferentes. Estou levantando pesos com menos frequência do que antes e incorporando mais exercícios cardiovasculares e de resistência, que prefiro muito mais do que sessões pesadas de musculação," explicou o ator.

No documentário, o Dr. Attia sugeriu que os exercícios regulares e um sono decente eram cruciais para reduzir as chances de manifestação do Alzheimer. Além disso, ele aconselhou saunas, escovação e uso de fio dental e atividades de acuidade mental.

O ator também disse que está procurando melhorar seu equilíbrio entre vida pessoal e profissional com mais tempo para a família: "Isso me fez pensar sobre meus filhos e como eles estão crescendo e as coisas estão mudando tão dramaticamente, e eu quero sentar, quero absorver isso."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.