Cinema

Hayao Miyazaki descarta aposentadoria e planeja próxima animação, diz presidente do Studio Ghibli

“Outras pessoas dizem que este pode ser seu último filme, mas ele não se sente assim”, disse Junichi Nishioka, executivo da Ghibli.

Fabiana Serra/Na Mira

Atualizada em 05/10/2023 às 13h17
Hayao Miyazaki descarta aposentadoria e planeja próxima animação.
Hayao Miyazaki descarta aposentadoria e planeja próxima animação. (Foto: Reprodução)

JAPÃO - “The Boy and the Heron” (O Garoto e a Garça, em tradução livre), lançado em julho deste ano, não será o último filme do aclamado diretor japonês Hayao Miyazaki, que promete se aposentar há mais de dez anos.  

De acordo com o presidente do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, Miyazaki já está preparando sua próxima animação. “Ele pensa no próximo projeto todos os dias, não consigo pará-lo. Na verdade, eu desisti. Não tento mais dissuadi-lo, mesmo se fosse fazer um filme fracassado. Na vida, só o trabalho o encanta”, disse em entrevista ao portal francês Liberation.

“Enquanto ele estiver trabalhando, não poderei me aposentar. Ele tem 82 e acho que vai até os 90. E estarei com ele”, complementa Suzuki. 

“Outras pessoas dizem que este pode ser seu último filme, mas ele não se sente assim”, disse Junichi Nishioka, executivo da Ghibli. “Ele está atualmente trabalhando em ideias para um novo filme. Ele entra em seu escritório todos os dias e faz isso. Desta vez, ele não vai anunciar sua aposentadoria. Ele continua trabalhando como sempre fez."

O mais recente filme de Hayao Miyazaki foi “The Boy and the Heron”, que chegou nos cinemas japoneses no dia 14 de julho. A animação estreia no dia 8 de dezembro nos Estados Unidos, mas ainda não há previsão para estreia no Brasil. 

Hayao Miyazaki é o diretor de filmes como “Meu Vizinho Totoro” (1988), “O Castelo Animado” (2004), “Viagem de Chihiro” (2001) e “Serviço de Entregas da Kiki” (1989). 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.