GREVE DE HOLLYWOOD

Negociações entre roteiristas e estúdios de Hollywood continuam

A greve está em andamento desde maio deste ano.

Na Mira

Greve de roteiristas de Hollywood.
Greve de roteiristas de Hollywood. (Foto: Reprodução)

MUNDO - As negociações entre o Sindicato de Roteiristas de Hollywood (WGA) e os grandes estúdios, representados pelo AMPTP, continuam em andamento, prolongando a paralisação para um impressionante total de 145 dias. Essa duração é apenas 9 dias a menos do que a greve mais longa da história do WGA, ocorrida em 1988.

Após a reunião desse sábado (23), as duas organizações divulgaram uma nota conjunta anunciando que as conversas continuam neste domingo (24). No entanto, a escolha de palavras dos estúdios ao afirmar que apresentaram "a melhor e última oferta" levantou preocupações entre alguns executivos consultados pelo Deadline, pois isso poderia prejudicar o andamento das negociações.

Segundo fontes do Deadline, os pontos em discussão ainda se referem ao uso de inteligência artificial e às salas de roteiristas. Ambas as partes estão demonstrando esforço para resolver essas questões antes do Yom Kippur, que ocorre nesta segunda-feira (25).

A greve foi decidida pelos roteiristas durante as negociações salariais da categoria com os principais conglomerados de entretenimento. As principais demandas do grupo incluem ajustes salariais para acompanhar a inflação, encomendas de séries de televisão com temporadas mais curtas e, principalmente, pagamento justo de ganhos residuais.

Além das questões salariais, a greve também abrange uma demanda relacionada à tecnologia, pois os roteiristas estão buscando regulamentação para o uso de Inteligência Artificial em produções. O sindicato deseja uma legislação que proíba o uso de IA para escrever ou adaptar qualquer material, enquanto a AMPTP propôs reuniões anuais para discutir o avanço da tecnologia e seu uso no desenvolvimento de projetos.

Com a greve em andamento desde maio e a pressão exercida pelos roteiristas, espera-se que a maioria dos projetos dos grandes e pequenos estúdios americanos seja completamente paralisada até a assinatura de novos contratos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.