66ª edição

Grammy anuncia três novas categorias; música africana ganha destaque

A Academia de Gravação anunciou nessa terça-feira (13) mudanças para a edição de 2024 do Grammy.

Na Mira

Medida reconhecerá gêneros como Afrobeat, High Life, Bongo Flava, Ghanaian Drill e Ethio Jazz.
Medida reconhecerá gêneros como Afrobeat, High Life, Bongo Flava, Ghanaian Drill e Ethio Jazz. (Foto: Divulgação)

MUNDO - A próxima edição do Grammy vai ter três novas categorias: melhor performance de música africana, melhor gravação pop dance e melhor álbum de jazz alternativo. O anúncio foi feito pela Academia de Gravação nessa terça-feira (13).

As alterações chegam após anos de reformulações em diversas premiações. O Grammy tem sido criticado nos últimos anos por conta de seleções não inclusivas e de categorias que não refletem a evolução da indústria da música.

Outra mudança ocorre nas categorias de 'produtor não clássico do ano' e de 'compositor do ano'. Agora, a escolha vai ser feita por todos os votantes da academia, ao invés de um grupo seleto.

De acordo com a academia, o prêmio para as gravações de música africana vai abranger diversos gêneros musicais, tais como o Afrobeat, High Life, Bongo Flava, Ghanaian Drill e Ethio Jazz. A inclusão da categoria é uma tentativa de reconhecer o impacto da música africana nas tendências internacionais.

"Essas mudanças refletem nosso compromisso em ouvir ativamente e responder aos comentários de nossa comunidade musical, representar com precisão uma ampla gama de gêneros musicais relevantes e permanecer alinhados com o panorama musical em constante evolução", disse Harvey Mason Jr., diretor da Academia de Gravação, em um comunicado.
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.