Cinema

Cannes: filme polêmico com Johnny Depp e diretora processada vai abrir festival

"Jeanne Du Barry" vai abrir o Festival de Cannes no dia 16 de maio. No entanto, o longa não vai concorrer à Palma de Ouro.

Na Mira

Atualizada em 18/04/2023 às 13h00
Maïwenn e Deep em cena de "Jeanne Du Barry".
Maïwenn e Deep em cena de "Jeanne Du Barry". (Foto: Divulgação)

MUNDO - O filme que vai abrir o festival de Cannes, um dos mais influentes da atualidade, é "Jeanne Du Barry", da diretora e atriz francesa Maïwenn, acusada de agressão. O longa é protagonizado por Johnny Depp, uma figura também polêmica.

Ambientada no século 18, a produção conta a história de Jeanne Bécu (Maïwenn) uma jovem que ascendeu socialmente sendo amante do rei Luis XV (Depp).

A polêmica de Johnny Depp

Do lado do ator, a polêmica que o envolve continua sendo o processo contra sua ex-mulher, que o acusou de agressão. Amber Heard publicou um artigo no jornal Washington Post e foi processada por Deep por difamação. O ator venceu a ação e recebeu uma indenização de US$ 15 milhões.

Apesar de ter vencido, seu nome ficou manchado para muitos fãs. Mas, aparentemente, sua reputação não foi danificada para muitos dos grandes nomes do cinema mundial. Ao ser questionado, o diretor do festival de Cannes, Thierry Frémaux, disse não ver problema na escolha do filme de abertura.

"Não vejo o filme como uma escolha controversa, pois se Johnny Depp tivesse sido banido de atuar seria uma situação diferente, mas não é o caso. Sabemos apenas uma coisa, o sistema judicial e eu acredito que ele venceu o caso. Mas o filme não é sobre Johnny Depp", disse Frémaux à Variety.

A agressão de Maïwenn

De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), Maïwenn é acusada de agredir Edwy Plenel, editor-chefe da revista francesa Mediapart. No dia 7 de março deste ano, o jornalista registrou um boletim de ocorrência contra a diretora.

Segundo o relato, Maïwenn foi até a mesa de Plenel em um restaurante e teria puxado o cabelo do jornalista, além de cuspir na sua cara. Ele afirma que ainda está traumatizado com o incidente.

Problemas no set de filmagens

O ator e comentarista Bernard Montiel revelou em um talk-show que Maïwenn e Depp não se davam bem durante as gravações. Segundo ele, os dois viviam gritando um com o outro no set, o que deixava toda equipe aflita.

Apesar de abrir o festival, "Jeanne Du Barry" não vai participar da competição pela Palma de Ouro. Segundo Thierry Frémaux, as polêmicas não influenciaram o fato do filme não estar na disputa pelas premiações.

"Não sabíamos disso quando convidamos o filme fora de competição", afirma. "O filme de Maïwenn é sobre o lugar das mulheres na política."
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.