Síndrome rara

Céline Dion revela diagnóstico de doença neurológica rara e incurável

Doença pode tensionar seus músculos, podendo deixá-la como uma "estátua humana" conforme progride.

Na Mira

Atualizada em 08/12/2022 às 13h54
A cantora de 54 anos explicou que foi este o motivo para o cancelamento de sua turnê mundial.
A cantora de 54 anos explicou que foi este o motivo para o cancelamento de sua turnê mundial. (Foto: Instagram / Reprodução)

MUNDO - A cantora canadense Céline Dion revelou, numa postagem no Instagram nesta quinta-feira (8), ter sido diagnosticada com uma doença rara e incurável.

Céline Dion disse que está com a síndrome da pessoa rígida (SPR), responsável por tensionar seus músculos, podendo deixá-la como uma "estátua humana" conforme progride. Pacientes com essa doença perdem a capacidade de andar e falar. Há, porém, tratamentos que podem frear a velocidade de evolução da SPR.

A cantora de 54 anos explicou que foi este o motivo para o cancelamento de sua turnê mundial.

Leia abaixo o relato da artista:

"Olá a todos, sinto muito por ter demorado tanto para entrar em contato com vocês. Sinto muito a falta de todos vocês e mal posso esperar para estar no palco falando com vocês pessoalmente.

Como vocês sabem, sempre fui um livro aberto e não estava pronta para dizer nada antes, mas estou pronta agora.

Venho lidando com problemas de saúde há muito tempo e tem sido muito difícil para mim enfrentar meus desafios e falar sobre tudo o que tenho passado.

Recentemente, fui diagnosticada com um distúrbio neurológico muito raro chamado síndrome da pessoa rígida, que afeta uma pessoa em 1 milhão.

Embora ainda estejamos aprendendo sobre essa condição rara, agora sabemos que é isso que está causando todos os espasmos que tenho tido.

Infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspectos da minha vida diária, às vezes causando dificuldades quando ando e não me permitindo usar minhas cordas vocais para cantar do jeito que estou acostumada.

Dói dizer a vocês hoje que isso significa que não estarei pronta para reiniciar minha turnê na Europa em fevereiro.

Tenho uma grande equipe de médicos trabalhando ao meu lado para me ajudar a melhorar e meus preciosos filhos que estão me apoiando e me ajudando.

Estou trabalhando duro com meu fisioterapeuta todos os dias para recuperar minha força e minha capacidade de desempenho novamente, mas tenho que admitir que tem sido uma luta.

Só sei cantar é o que fiz toda a minha vida e é o que mais gosto de fazer.

Sinto tanta falta, sinto falta de ver todos vocês do palco, me apresentando para vocês. Sempre dou 100% quando faço meu show, mas minha condição agora não está me permitindo dar isso a vocês agora.

Para eu entrar em contato com vocês novamente, não tenho escolha a não ser me concentrar na minha saúde neste momento e tenho esperança de que estou no caminho da recuperação.

Este é o meu foco e estou fazendo tudo o que posso para me recuperar.

Quero agradecer muito por seus cumprimentos, amor e apoio em minhas redes sociais. Isto significa muito para mim. Cuidem-se. Fiquem bem. Eu amo muito vocês e realmente espero poder vê-los novamente em breve".

O que é a síndrome da pessoa rígida?

De acordo com a Universidade Johns Hopkins, nos EUA, a síndrome da pessoa rígida é "uma doença muito rara que afeta apenas uma ou duas pessoas por milhão".

Seus sintomas incluem "rigidez muscular progressiva e espasmos dolorosos" que podem ser desencadeados por causas diversas, incluindo "movimento súbito, temperatura fria ou ruídos altos inesperados".

O portal Yale Medicine, centro universitário da Faculdade de Medicina de Yale, também nos EUA, explica que o trabalho dos médicos diante de um paciente com a SPR é buscar aliviar os sintomas com medicamentos como sedativos, relaxantes musculares e esteroides. Outras imunoterapias também podem ser prescritas. É indicada ainda a prática de fisioterapia.

Ainda não se sabe o que causa a SPR, mas especialistas avaliam que possa ser provocada por uma reação autoimune.

"Especificamente, o sistema imunológico parece atacar uma proteína chamada ácido glutâmico descarboxilase (GAD), que ajuda a produzir uma substância chamada ácido gama-aminobutírico (GABA)", explica o Yale Medicine.

"O GABA ajuda a regular os neurônios motores diminuindo sua atividade. Baixos níveis de GABA podem fazer com que esses neurônios disparem continuamente, mesmo quando não deveriam. Cerca de 60-80% dos pacientes com Síndrome da Pessoa Rígida têm anticorpos anti-GAD no sangue e no líquido cefalorraquidiano (uma substância semelhante à água que envolve o cérebro)".

Céline Dion já vinha relatando problemas de saúde

Em novembro do ano passado, a condição de saúde de Céline já estava bastante séria. Na ocasião, ela adiou um show em Las Vegas devido aos "espasmos musculares severos e persistentes" que sofria. Um parente da cantora contou à revista Here que Céline não conseguia nem memso sair da cama.

"Ela não consegue mais se levantar da cama, nem se mover, nem andar. Ela sofre de dores nas pernas e pés que a paralisam. Ela está muito fraca e perdeu muito peso”, havia relatado a fonte, não identificada. "É uma doença que pode exigir uma longa convalescença. Se as coisas não melhorarem, ela pode ficar afastada por vários meses ou até um ano. Porque seus sintomas são mais preocupantes do que o esperado".

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.