Artes plásticas

Morre pintor francês Pierre Soulages, aos 102 anos

O francês ficou conhecido pelos "infinitos tons de preto" do qual pintava seus quadros que já foram vendidos por até 9,6 milhões de euros.

Na Mira, com informações do g1

Atualizada em 27/10/2022 às 09h21

MUNDO - O pintor francês Pierre Soulages, conhecido no mundo artístico por suas pinturas um "infinitos tons de preto" morreu aos 102 anos. A informação foi revelada na última quarta-feira (26), por seu amigo de longa data Alfred Pacquement, curador geral honorário de patrimônio em Rodez, no sul da França.

"É uma notícia triste, acabei de desligar o telefone com sua viúva, Colette Soulages", disse Pacquement à agência de notícias France Presse (AFP).

"Gosto da autoridade do preto, sua gravidade, evidência, radicalidade (...). O preto tem possibilidades infinitas", explicou Soulages em dezembro de 2019, em entrevista em uma exposição no Louvre. De acordo com o pintor em entrevista à AFP, o preto "é uma cor muito ativa. Utilizar o preto junto com um tom escuro o ilumina". 

Obras pintadas de preto eram características do artista francês.  (Foto: Opera Gallery/Reprodução)
Obras pintadas de preto eram características do artista francês.  (Foto: Opera Gallery/Reprodução)

Após se aprofundar no tema por 75 anos, o artista ganhou cada vez mais reconhecimento no mercado da arte. Pouco depois de sua exposição no Louvre, Pierre vendeu em um leilão um quadro pintado em 1960 por  9,6 milhões de euros em Paris. "Isso simplesmente quer dizer que há gente com muito dinheiro querendo comprar minhas obras", comentou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.