Relíquia

Toalha com rabiscos feitos pelos Beatles é recuperada 55 anos depois

A toalha de mesa rabiscada pelos quatro membros do grupo foi roubada há 55 anos de um restaurante em São Francisco.

Na Mira, com informações do g1

Atualizada em 13/10/2022 às 09h12
Toalha com rabiscos feitos pelos Beatles é recuperada 55 anos depois
Toalha com rabiscos feitos pelos Beatles é recuperada 55 anos depois (Foto: Bonhams / AFP)

MUNDO - Contendo desenhos, rabiscos e assinaturas dos quatro membros da banda de rock britânica The Beatles, uma toalha de mesa que os membros da banda rabiscaram antes de um show em 1966, na Califórnia, foi devolvida aos donos mais de cinco décadas após ter sido roubada.

A peça é considerada única, e foi criada pelos membros da banda enquanto participavam de uma comemoração em um restaurante antes de um show em Candlestick, em San Francisco, sua última apresentação com venda de ingressos ao público.

A toalha contém desenhos e assinaturas de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, por isso, ao invés de colocá-la para lavar Joe Vilardi, o fornecedor local do restaurante, decidiu emoldurar e exibir a peça na vitrine do restaurante, mas foi roubada uma semana depois de exposta.

O neto de Vilardi, Michael Vilardu, recebeu um telefonema 55 anos depois do ocorrido que pôs um fim no mistério da "toalha roubada dos beatles". "Era uma senhora, perguntando se nossa família tinha uma empresa de catering em San Francisco, e tive a sensação de que saberia algo sobre a toalha", contou à AFP.

"Seu irmão estava com a toalha de mesa, não sabia o que fazer com ela e a guardou por todos estes anos", disse. De acordo com a senhora, o irmão recebeu a peça como pagamento de uma dívida de alguém que lhe disse que era valiosa. 

"Tentou vendê-la, mas como era roubada, podia ter tido problemas, então sua irmã o convenceu a devolvê-la", contou Vilardi.

Entre os desenhos, há um pôr-do-sol amarelo feito por Lennon e uma série de esboços de retratos feitos por McCartney e Joan Baez, cantora de 'folk music' que também se apresentava no mesmo local que a banda. A peça será leiloada por cerca de R$ 132 mil, estima a casa de leilões Bonhams. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.