Cinema

Disney perderá direitos autorais sobre primeiro Mickey Mouse

Com o encerramento do contrato de exclusividade, o primeiro Mickey Mouse passará a ser de domínio público a partir de 2024.

Na Mira, com informações do g1

Disney perderá direitos autorais sobre primeiro Mickey Mouse
Disney perderá direitos autorais sobre primeiro Mickey Mouse (Foto: Reprodução)

MUNDO - A Walt Disney Company, conhecida por ser o maior conglomerado de mídia e entretenimento do planeta, perderá a exclusividade da primeira versão do personagem Mickey Mouse, criado em 1928 pela companhia, a partir de 2024. 

Segundo a legislação americana de propriedade intelectual, o desenho animado poderá deixar de ser exclusivo e cairá em domínio público, onde qualquer outra produção poderá usar o personagem em seus trabalhos livremente, já que trabalhos artísticos deixam de ser exclusivos após 95 anos de sua concepção. 

A única versão que ficará disponível será a do personagem da versão original de 1928, que apareceu pela primeira vez no curta-metragem "Steamboat Willie", chamado de "O Vapor de Willie" traduzido para o português, em preto e branco.

O personagem foi criado para superar as dificuldades financeiras que o estúdio dos irmãos Disney, do ilustrador Ub Iwerks, estavam passando no início da década de 20. O personagem do curta-metragem  "Steamboat Willie", acabou por ser a primeira animação a sincronizar os sons da música e dos efeitos sonoros com os movimentos realizados pelo personagem, dando origem às cenas mais famosas do cinema e da televisão. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.