Lendário

Michael Jackson: 10 anos sem a maior influência Pop

Cantor tornou-se o artista mais rico da história.

Paulo Pontes/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h12
Michael Jackson morreu aos 50 anos.
Michael Jackson morreu aos 50 anos.

MUNDO - Nesta terça-feira (25), completa 10 anos da morte de Michael Jackson. O Rei do Pop morreu aos 50 anos em 2009, intoxicado por uso abusivo de Propofol e outras drogas.

Michael Joseph Jackson foi um cantor, compositor, dançarino, produtor, empresário, arranjador vocal, filantropo, pacifista e ativista estadunidense.

Jackson contribuiu com a sua arte no mundo da música em proporções que influencia até os dias de hoje, seja com a sonoridade, com as produções de videoclipes e na estrutura de shows.

Os clipes de Michael fizeram história e, mais do que isso, derrubou, nos Estados Unidos, as barreiras que ainda existiam entre brancos e negros desde o movimento dos direitos civis nos anos 1960.

Segundo a revista "Rolling Stone", o artista faturou em vida cerca de sete bilhões de dólares, tornando-se o artista mais rico da história. Já segundo dados da revista "Forbes", o espólio de Michael arrecadou US$ 2,4 bilhões desde sua morte.

Fato ou fake

Fãs protestaram em frente ao prédio da emissora Channel 4 pelo lançamento de
Fãs protestaram em frente ao prédio da emissora Channel 4 pelo lançamento de "Leaving Neverland". (Foto: PA via BBC)

A vida de Michael Jackson foi repleta de bizarrices. Além das acusações sérias de pedofilia, reforçadas pelo recente documentário "Deixando Neverland", lançado pela HBO, o cantor foi (e segue sendo) alvo de vários boatos e especulações.

Uma das dúvidas que o público tem é se o embranquecimento de Michael Jackson foi causado por doenças. O artista tinha vitiligo e lúpus, duas doenças que podem afetar a pele. A primeira muda a pigmentação de escura para clara, enquanto a segunda forma manchas vermelhas no rosto.

Outro questionamento muito frequente sobre a vida de Michael Jackson, é se ele foi ou não abusado sexualmente durante sua infância. O cantor era aberto sobre as punições físicas cometidas pelo pai, mas nunca relatou que sofreu algum tipo de assédio.

Sucessos Inesquecíveis

"Thriller" é uma canção lançada em 1984. (Foto: Reprodução)

A música "I Want You Back" foi o primeiro grande sucesso de Michael, que na época, com 11 anos, pertencia à gravadora Motown e ainda tinha a companhia de seus quatro irmãos no "The Jackson 5".

"Thriller" é uma das músicas mais famosas do mundo. Impossível falar da carreira de Michael e não lembrar desse sucesso. O clipe tem quase 600 milhões de visualizações no YouTube.

A canção "They Don’t Care About Us" apesar de não ter sido um grande sucesso internacionalmente, é especial para os brasileiros pela participação do Olodum e pelo clipe ter sido gravado no Pelourinho, no Salvador.

Com "Billie Jean", Michael se tornou um superastro mundial e iniciou o processo de transformar "Thriller" no álbum mais vendido de todos os tempos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.