Luto

Criador do Bob Esponja morre aos 57 anos

Stephen Hillenburg sofria de esclerose lateral amiotrófica.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h15
A vida marinha era uma das grandes paixões de Stephen Hillenburg.
A vida marinha era uma das grandes paixões de Stephen Hillenburg. (Foto: Divulgação / Shutterstock)

O animador americano Stephen Hillenburg, conhecido por criar o personagem Bob Esponja Calça Quadrada, morreu nesta terça-feira (27). A informação foi confirmada pela Nickelodeon, empresa de entretenimento que produz o desenho.

Leia também: 10 desenhos animados que eram sucesso nos anos 2000

Stan Lee, criador de heróis da Marvel, morre aos 95 anos

Em março do ano passado, o animador revelou que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica, mesma doença do físico Stephen Hawking, que causa paralisia e comprometimento do sistema nervoso.

No comunicado oficial, a emissora prestou tributo ao animador de um desenhos mais famosos dos anos 2000. "Stephen imbuiu 'Bob Esponja Calça Quadrada' com um senso de humor único e inocência, que trouxeram alegria a gerações de crianças e famílias em todos os lugares", disse Nickelodeon. "Seus personagens totalmente originais e a Fenda do Bikini permanecerão como um lembrete do valor do otimismo, da amizade e do poder sem limites da imaginação.", finalizou.

Criado na virada do século e com quase 250 episódios no ar, Bob Esponja é um grande sucesso mundial. A série já foi traduzida para mais de 60 idiomas, no Brasil, o personagem é dublado por Wendel Bezerra.

O responsável por dar voz ao porífero sorridente lamentou a morte de seu criador. "O Bob Esponja é uma figura muito importante que surgiu na minha vida. Profissionalmente eu apareci para muita gente mostrando uma outra faceta do meu trabalho com humor e uma voz caricata. Um personagem carismático, querido e muito divertido. Eu era muito fã. Muito. Esse cara mudou minha vida", contou o dublador Wendel Bezerra ao UOL.

A vida marinha sempre foi uma paixão do cartunista, que se formou na faculdade de Oklahoma em biologia marinha. Stephen Hillenburg deixa mulher Karen, e um filho, Clay.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.