Cadê meu boi?

Mostra de cinema disponibiliza filmes e documentários sobre São João Maranhense de forma gratuita

NA MIRA, com Informações do governo do estado

Atualizada em 27/03/2022 às 11h02
Os filmes ficarão disponíveis entre os dias 24 e 30 de junho.
Os filmes ficarão disponíveis entre os dias 24 e 30 de junho. (Foto: Marise Farias)

O Maranhão vai realizar a primeira edição da Equiô de Cinema, uma mostra de cinema que homenageia o São João e a cultura local. O evento acontece entre os dias 24 e 30 de junho.

Ao todo, serão exibidos oito filmes, três curtas, quatro média-metragens e um longa. A mostra é gratuita e para assistir aos filmes basta acessar o canal do Governo do Maranhão no Youtube.

O jornalista Saulo Marino é o responsável por idealizar a mostra, que conta com a curadoria da pesquisadora de cinema e servidora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nadia Biondo.

Entre o material que será exibido, está Guriatã (2018), filme sobre o maior cantador de bumba meu boi do Maranhão, é um dos destaques. Dirigido por Renata Amaral, o longa conta a história do mestre Humberto de Maracanã, que por mais de 40 anos esteve à frente do Batalhão de Ouro do Bumba Boi de Maracanã, um dos principais grupos do gênero no estado.

O documentário Sotaque – Encontro da Baixada (2017), dirigido por Marise Farias, retrata o Encontro de Bumba Meu Boi, de sotaque da Baixada, realizado anualmente no município desde 1977. Em uma única noite, inúmeros grupos de toda a baixada se reúnem para formar um espetáculo único de cores e som, de raiz.

Outra dica é Caboclo de Pena (2019), que encanta com o bailado dos 29 Caboclos de Pena de 11 bois de matraca da Ilha de São Luís e do município de Icatu. No filme, os protagonistas destacam a liberdade de criação para seus passos, sem coreografia pré-determinada, cada um com sua ginga e estilo próprio.

Confira a programação e lembre-se: as produções só estarão disponíveis entre os dias 24 e 30 de junho.

  • Sotaque – Encontro da Baixada (2017), de Marise Farias;
  • Guriatã (2018), de Renata Amaral;
  • Caboclo de Pena (2019), de Paula Porta, Calu Zabel e Gabriel Gutierrez;
  • Tambor de crioula (1976), de Murilo Santos;
  • O auto do Bumba boi da Fé em Deus (1998), de Murilo Santos;
  • Fragmentos do Bumba Meu Boi de Buriti Bravo em 1974 (2021), de Murilo Santos;
  • Brincando na Floresta (2015), de Giselle Bossard;
  • É de Zabumba (2015), Luciana de Carvalho.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.