Projeto literário

Livro produzido por alunos maranhenses é destaque na Holanda

A obra é resultado do projeto "Anne Frank - construindo a tolerância".

Na Mira, com informação da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Professores maranhenses entregaram o pôster do projeto diretamente ao coordenador
Professores maranhenses entregaram o pôster do projeto diretamente ao coordenador (Foto: divulgação)

MARANHÃO - O livro Linhas do Tempo, produzido por estudantes do Centro de Ensino Dionilo Gonçalves Costa, escola da rede pública do município de Magalhães de Almeida, foi destaque em Amsterdam. A obra literária, resultado do projeto "Anne Frank – construindo a tolerância", foi entregue, no início desta semana, ao coordenador internacional da Anne Frank House, na holanda, Jan Erik Dubbelman.

De acordo com o professor Raimundo Júnior, que está em Amsterdam, o projeto teve como objetivo proporcionar ao alunado maior capacidade de tolerância e respeito ao próximo. Visa, também, segundo o professor “estimular a leitura, por meio do livro diário de Anne Frank; exercitar a escrita, pois os alunos tinham que produzir seus próprios diários que foram organizados e transformados em livro, entre outros”, pontuou.

“Fizemos contato com a representante da Casa Anne Frank no Brasil, Joelke Ofringa, do Instituto Plataforma Brasil, que teve conhecimento do projeto e suas atividades, e intermediou nosso contato com o coordenador da Casa em Amsterdam”, acrescentou o professor.

Raimundo Júnior, juntamente com os professores Paula Fabrícia (MA), Renan Cerveira (RJ) e Ana Maria (PI), entregaram em mãos a Jan Erik Dubbelman, o livro produzido pelos alunos. Na ocasião, também, foi entregue o pôster com o poema "Anne", do poeta maranhense Salgado Maranhão.

“Jan Erik ficou encantado com o trabalho realizado. O reconhecimento internacional de um projeto desenvolvido na escola da rede estadual do Maranhão só prova o quanto o trabalho realizado pelos alunos é de excelente qualidade e deixa todos orgulhosos e estimulados para continuarem perseverantes nos estudos”, ressaltou o professor.

Quem foi Anne Frank

Annelies Marie Frank (1929-1945) foi uma adolescente alemã de origem judaica, vítima do Holocausto. Morreu no campo de concentração de Bergen-Belsen, na Alemanha, deixando escrito um diário, que foi publicado por seu pai, sobrevivente do campo de concentração de Auschwitz (Polônia), intitulado ‘O Diário de Anne Frank’. Tornou-se uma das figuras mais discutidas do século XX após a publicação do Diário, que tem inspirado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.