Cultura maranhense

Artista maranhense realiza exposição de xilogravuras no Rio Grande do Sul

Romildo Rocha desenvolve ilustrações, graffiti/muralismo e a xilogravura.

Na Mira, com informações da assessoria

Atualizada em 31/03/2022 às 12h13

MARANHÃO - Carregando consigo as marcas da cultura nordestina e maranhense, Romildo Rocha realiza sua primeira exposição em Porto Alegre (RS). A mostra apresenta ao público gaúcho oito xilogravuras – imagem reproduzida a partir de matriz de madeira entalhada – com os traços fortes que referenciam a literatura de cordel.

As obras de Rocha integram a celebração dos quatro anos do Coletivo PaxArt, grupo com quatro artistas plásticos gaúchos. Na Galeria Pax Pop Up, as xilogravuras em vários tamanhos apresentam cenas do cotidiano nordestino – um homem se penteia em frente a um clássico espelho laranja, uma família inteira se transporta em uma só bicicleta, um galo em toda sua pompa emoldurado por uma tábua de madeira.

Xilo Maranhão, Nordeste, Brasil
Xilo Maranhão, Nordeste, Brasil

“As pessoas sempre dizem que a do espelho lembra alguém. Um homem disse que a gravura o fez lembrar de seu pai. A da bicicleta sempre faz muito sucesso, é algo que as pessoas praticam muito por aqui. Já a do galo, por exemplo, passa mais despercebida, penso que por não ser algo tão próximo da realidade deles”, comenta.

Homem se penteia no espelho
Homem se penteia no espelho

Na capital maranhense, Rocha é mais conhecido por seus murais/graffitis e ilustrações, apresentando como base o traço bem marcado do cordel, harmonizado com outros elementos. A xilogravura, técnica que ele aprendeu com Airton Marinho, vem sendo mais estudada e trabalhada pelo artista nos últimos anos.

“A xilogravura foi onde eu me encontrei. Ela sempre tratou do popular, do interior, dos contos, do cotidiano do sertanejo, do povo nordestino de uma forma especial. Da sua forma simples, ela diz muita coisa”, explica ele.

A exposição foi aberta na última sexta-feira (19), dia do aniversário do PaxArt, e teve a casa cheia na ocasião. A mostra segue aberta à visitação até o fim de novembro.

Sobre o artista

Romildo Rocha, 28 anos, é natural de São Luís, Maranhão. O artista visual desenvolve trabalhos em três expressões artísticas – a ilustração, o graffiti/muralismo e a xilogravura. A valorização da cultura brasileira, nordestina e maranhense é o grande fio condutor entre suas obras. Na Vila Embratel, bairro de nascença e morada, Rocha faz um grande projeto de muralismo, colorindo o bairro com graffitis junto a outros artistas da ilha. Além de colorir São Luís, tem murais em Peritoró (interior do Maranhão), Pedro II (Piauí), Vitória (Espírito Santo) e, agora, Porto Alegre.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.