Projeto cultural

Arte em Cores 5 divulga artistas selecionados para pintura de painel coletivo no Maranhão

O projeto promove a arte urbana no Maranhão e no Pará com a participação de artistas locais.

Na Mira

Arte em Cores 5 divulga artistas selecionados para pintura de painel coletivo no Maranhão.
Arte em Cores 5 divulga artistas selecionados para pintura de painel coletivo no Maranhão. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Arte em Cores 5 anunciou os nomes dos artistas selecionados para a etapa final do projeto, que consiste na produção de um painel coletivo de grandes dimensões. Seis artistas maranhenses vão se reunir para entregar a obra à cidade de São Pedro da Água Branca, localizada no extremo Oeste do Maranhão. A culminância acontece entre os dias 10 e 13 de outubro de 2024. Quem assina a curadoria geral desta 5ª edição do Arte em Cores é Gilberto Scarpa. A iniciativa, que busca valorizar a arte urbana em diversas cidades do Maranhão e do Pará, tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura.

A Comissão de Seleção - composta pelo coordenador André Amparo e pelos consultores artísticos Davi DMS e Fhero - realizou uma criteriosa análise dos trabalhos apresentados por 25 artistas de cidades maranhenses. “É com grande entusiasmo que o projeto Arte em Cores 5 divulga os resultados da seleção de artistas para a etapa de culminância. O projeto recebeu um altíssimo nível de criatividade, técnica e sensibilidade artística, refletindo a riqueza cultural das regiões. A todos os envolvidos, parabéns e muito obrigado por fazerem parte desta importante iniciativa artística!”, comentou André Amparo.

Nesta etapa, foi selecionado um conjunto diverso de artistas, em diferentes fases de suas carreiras, que representam os valores e as diretrizes que o Arte em Cores defende desde a sua criação, em 2020. Os artistas selecionados irão produzir, coletivamente, um painel de grandes dimensões, destacando a importância da arte pública na transformação dos espaços urbanos e na economia criativa.

Artistas selecionados – Estado do Maranhão (em ordem alfabética):

• Ana Carolina Ferreira Queiroz (Ana Queiroz) - Açailândia
• Daniel Sousa de Almeida (Daniel Sousa) - Igarapé do Meio
• Emilly Kailany de Morais S. Leão (Emilly Leão) - São Pedro da Água Branca
• Fernando André Sousa da Silva (Nandandré) - Santa Inês
• José Arimatéia Mendes (Mends Arts Design) - Pindaré-Mirim
• Leane de Sousa da Silva (Lea) - Açailândia

Artistas suplentes – Estado do Maranhão (em ordem de classificação):

• Mailson de Sousa Santos (Allf) - Buriticupu
• Ariane Sousa dos Santos (Anny Cat) - São Pedro da Água Branca
• Djair Macedo Almeida (Djair) - Açailândia
• Edilson Frazão Serra (Edilson_artist) - Igarapé do Meio
• Sidney Ramalho de Melo (Sidney) – Alto Alegre do Pindaré


Homenagem especial

O artista Edermais, residente em São Pedro da Água Branca, será homenageado nesta edição pelo conjunto de sua obra e por incentivar jovens de sua cidade a trilhar um caminho na arte. Ele, que participa do Arte em Cores desde a primeira edição, é um mentor e referência para muitos artistas locais. Edermais produzirá um painel de grandes dimensões durante o evento, celebrando sua trajetória e contribuição ao projeto ao longo dos anos.

O Arte em Cores proporciona oportunidades de desenvolvimento para diversos artistas, ampliando a visibilidade de seus trabalhos, incentivando a troca de experiências e oferecendo estímulo às suas carreiras. Além disso, o projeto contribui para a geração de trabalho e renda.

Certificação

Todos os artistas selecionados para o Arte em Cores têm acesso a um conjunto de videoaulas sobre técnicas e linguagens de arte urbana, além de contarem com o acompanhamento de Fhero e Davi DMS, que são grandes referências na área, com destaque na cena nacional e internacional da arte de rua. Os selecionados também recebem certificados, premiações em dinheiro por participação no projeto e fornecimento do material necessário para a produção de seus painéis.

Além dos murais realizados em espaços públicos, as obras serão expostas na Galeria Virtual do Arte em Cores (arteemcores.art.br), possibilitando que os trabalhos e suas autoras e autores sejam conhecidos por um público ainda mais amplo, superando as barreiras geográficas. A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.