Inscrições abertas

“Cultura na Praça” realiza oficinas e sessões de cinema gratuitas no Maranhão e no Pará

Em sua 6ª edição, o projeto circula pelas cidades maranhenses de São Pedro da Água Branca, Cidelândia, Buriticupu e Alto Alegre do Pindaré, e, também, por Marabá, no Pará. As inscrições para as oficinas já estão abertas e vão até dia 18 de junho.

Na Mira

“Cultura na Praça” realiza oficinas e sessões de cinema gratuitas no Maranhão e no Pará.
“Cultura na Praça” realiza oficinas e sessões de cinema gratuitas no Maranhão e no Pará. (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Levando a arte do cinema para o interior do norte e nordeste do Brasil, o Cultura na Praça valoriza e difunde as histórias e os olhares únicos de cada comunidade por onde passa. O projeto está em sua 6ª edição e realiza, nos meses de julho e agosto de 2024, oficinas gratuitas de cinema e exibições de filmes no interior do Maranhão e do Pará. As inscrições para as oficinas vão até às 18 horas do dia 18 de junho e podem ser feitas pelo formulário online e também na bio do perfil do Instagram. Os curtas-metragens produzidos durante as oficinas serão exibidos em sessões abertas ao público e na plataforma virtual Cine Babaçu.

Nesta edição, o Cultura na Praça percorre cinco cidades, formando uma turma de cinema em cada uma delas: Marabá (PA), de 4 a 7 de julho; São Pedro da Água Branca (MA), de 10 a 13 de julho; Cidelândia (MA), de 16 a 19 de julho; Buriticupu (MA), de 22 a 25 de julho; e Alto Alegre do Pindaré (MA), de 28 a 31 de julho. São 8 vagas por oficina e 40 no total. Para participar, os interessados devem ter de 13 a 19 anos. Além da vivência prática de todas as etapas de realização cinematográfica, as oficinas abordam conceitos teóricos e têm a orientação do cineasta mineiro e coordenador do projeto, Cris Azzi.

“Acreditamos que a arte é transformadora. No Cultura na Praça, o cinema é a ferramenta para isso. Convidamos os participantes das oficinas a pensarem juntos, coletivamente: que tema abordar, que filme fazer? A partir daí, a história que será contada vai sendo construída e filmada, sempre priorizando a autonomia de cada pessoa, o que cada um já traz em si”, detalha Cris.

As cidades recebem uma sessão de cinema ao ar livre, com a exibição dos filmes produzidos pelos próprios moradores. Nas telas itinerantes, talentos são revelados e experiências compartilhadas, como afirma Cris Azzi: "Além das oficinas, o momento de assistir aos filmes na tela grande mostra como algo extraordinário pode ser extraído do cotidiano. As trocas são muito significativas". E, assim, o projeto valoriza o potencial criativo de cada região e ajuda a documentar suas memórias culturais. As exibições começam em Marabá (PA), no dia 27 de julho; passam por São Pedro da Água Branca (MA), no dia 28 de julho; depois, Cidelândia (MA), em 1º de agosto; em seguida, Buriticupu (MA), em 3 de agosto; e, por fim, Alto Alegre do Pindaré (MA), em 4 de agosto. Após as exibições, os filmes serão lançados na plataforma virtual Cine Babaçu (culturanapraca.art.br), com recursos de acessibilidade, tais como tradução em Libras, legendas descritivas e audiodescrição. 

Sobre o Cultura na Praça

Criado em 2017, o Cultura na Praça é um festival itinerante de cinema que promove oficinas gratuitas, exibições de filmes e apresentações artísticas nas comunidades do interior do Pará e do Maranhão. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados, o projeto já alcançou mais de 200 mil pessoas ao longo de suas cinco edições. Na plataforma virtual Cine Babaçu, 40 curta-metragens produzidos durante as oficinas de todas as edições do projeto são disponibilizados com acesso livre. Em 2024, o Cultura na Praça chega à 6ª edição, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba, e realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura, Governo Federal – União e Reconstrução.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.