Incentivo cultural

Capacitação em marcenaria impulsiona economia criativa no Maranhão

O projeto ‘Fortalecimento da Produção Artesanal Maranhense através da Capacitação em Marcenaria’, foi pensado pelo graduando em direito, Nildson Matheus Martins da Silva.

Na Mira, com informações da assesoria

Com a capacitação dos artesãos, espera-se aumentar a produção de peças de madeira com itens de alto valor agregado.
Com a capacitação dos artesãos, espera-se aumentar a produção de peças de madeira com itens de alto valor agregado. (divulgação)

MARANHÃO - A arte e a habilidade manual sempre foram parte integrante da cultura brasileira, especialmente nas comunidades mais tradicionais. No Maranhão, um projeto inovador está ganhando destaque ao capacitar artesãos em marcenaria, promovendo o aprimoramento das técnicas e impulsionando a economia criativa local. 

O projeto ‘Fortalecimento da Produção Artesanal Maranhense através da Capacitação em Marcenaria’, foi pensado pelo graduando em direito, Nildson Matheus Martins da Silva, após diagnosticar as necessidades e desafios enfrentados pelos artesãos na produção de peças de madeira.

Com a capacitação dos artesãos, espera-se aumentar a produção de peças de madeira com itens de alto valor agregado, utilizando técnicas avançadas da marcenaria e equipamentos de ponta como máquinas 3D. Os integrados à capacitação têm acesso a atividades de pesquisa, oficinas, aprendem a criar marca e promover o artesanato local em feiras e eventos. Ao final, serão incluídos em um catálogo de produtos, que será distribuído para divulgação desta produção melhorada.

“Há este firme compromisso do governador Carlos Brandão com o avanço dos pequenos e médios empreendimentos e com o apoio para que cresçam, alçando estas ideias a patamares mais elevados. Com estes esforços, o Governo do Maranhão demonstra seu compromisso em fortalecer a base empreendedora do estado, gerando impactos positivos nas comunidades e consolidando o Maranhão como polo de inovação e criatividade no cenário nacional”, avaliou o presidente da Fapema, Nordman Wall.

A proposta é ofertar treinamento em marcenaria para artesãos de várias comunidades no Maranhão, a fim de aprimorar as habilidades técnicas e potencializar a produção dos itens artesanais, elevando a qualidade e o valor agregado ao produto final. O projeto é um dos 46 contemplados no edital Economia Criativa.

Para a gestora de Projetos de Economia Criativa e coordenadora de Produtividade e Transformação Digital do Sebrae no Maranhão, Danielle Abreu, o edital é pioneiro por se tratar de importante mecanismo de subvenção aos projetos criativos. 

“Esse segmento, da economia criativa, está habituado a participar de editais e isso tem ajudado a promover uma virada de chave com relação a modelos de negócios, pois, gradativamente, o empreendedor criativo passa a se enxergar como dono de negócios, focando o aspecto econômico e sustentabilidade própria e familiar, em um mercado em franca expansão”, ressaltou Danielle Abreu.

A iniciativa fortalece empreendimentos em diversas áreas da economia criativa, como artesanato, produção familiar agrícola, serviços, entre outros, inserindo tecnologia e inovação. Com isso, o governo garante oportunidade de crescimento destes pequenos negócios, abrangendo vários municípios maranhenses.

Sobre o projeto

Nildson Silva contou que o projeto foi solidificado com base na compreensão da importância da marcenaria como uma tradição cultural e econômica no Estado. O projeto ensina técnicas de marcenaria e aborda aspectos relacionados à gestão de negócios. 

Com isso, os artesãos aprimoram suas habilidades manuais e aprendem a comercializar, de forma mais eficiente, seus produtos. O resultado é um setor de economia criativa mais forte, com produtos de qualidade que podem competir nos mercados locais e até mesmo alcançar novos patamares, incluindo o mercado nacional.

Nildson Silva ressaltou que, “o suporte financeiro da Fapema e do Sebrae desempenhou papel crucial para viabilizar o projeto, pois, com os recursos, foi elaborado um plano de trabalho, envolvendo promoção de oficinas, de capacitação em técnicas avançadas de marcenaria e também, na criação de um catálogo dos produtos representativos da nossa cultura”. 

“Ser classificado no edital foi uma grande conquista e motivo de comemoração pelo reconhecimento do trabalho árduo e do mérito do projeto”, finalizou Silva. A proposta ganhou certificado de mérito do Conselho Estadual de Cultura do Maranhão (Consecma).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.