TELAS A CÉU ABERTO

Projeto "Arte em Cores" une artistas maranhenses na criação de mural coletivo em Buriticupu

Os artistas vão se reunir entre o dia 5 e 8 de outubro para construir essa obra de impacto visual.

Na Mira, com informações da assessoria

Mural pintado por Mailson, em Buriticupu.
Mural pintado por Mailson, em Buriticupu. (Mural: Mailson Sousa)

MARANHÃO - As cidades de Açailândia, Alto Alegre do Pindaré, Arari, Buriticupu, Igarapé do Meio, Pindaré-Mirim, Santa Inês e São Pedro da Água Branca estão ganhando um novo visual, repleto de cores vibrantes e arte urbana. O projeto Arte em Cores está promovendo intervenções artísticas em diversas localidades maranhenses, proporcionando um ambiente mais criativo e inspirador para os moradores e visitantes.

Na edição de 2023, o Arte em Cores selecionou artistas talentosos para embelezar as ruas dessas oito cidades. Ao todo, foram realizadas 25 obras individuais, cada uma trazendo uma expressão artística única. Os artistas utilizaram técnicas como graffiti, stencil, pintura e colagem para dar vida às fachadas e muros, transformando-os em verdadeiras telas a céu aberto.

Agora, o projeto entra em sua segunda etapa, que consiste na criação de um mural coletivo de arte urbana. Cinco artistas foram escolhidos para essa fase, e eles terão a oportunidade de colaborar e construir juntos uma obra de grande impacto visual. Entre os dias 5 e 8 de outubro, esses artistas estarão reunidos no município de Buriticupu, na Praça Mansueto Júnior, onde darão vida a esse mural coletivo.

Durante esse período, os moradores e visitantes de Buriticupu terão a chance de presenciar de perto este processo criativo. Anny Santos, de São Pedro d'Água Branca, Enaile Vidal, de Açailândia, Vitória Cavalcante, de Alto Alegre do Pindaré, e os anfitriões Carol Rocha e Mailson Sousa, ambos de Buriticupu, irão compartilhar suas habilidades e técnicas, transformando a praça em um verdadeiro centro de arte e inspiração.

“É minha primeira participação no projeto e está sendo uma experiência ótima. O mural que fiz na primeira etapa foi importante, porque já fazia um bom tempo que eu não pintava um mural e isso reacendeu em mim o desejo de voltar a trabalhar assim, coisa que já fazia há 15 anos. Para a próxima etapa, a obra coletiva, estou ansioso e curioso, pois será a primeira vez que participarei de uma. Acredito que será muito interessante, desafiador, pois será um trabalho que irá unir artistas de estilos e ideias diferentes, porém, que amam a arte da mesma maneira”, afirmou Mailson Sousa.

Os selecionados contarão com a orientação e mentoria do renomado artista visual Davi DMS, que irá acompanhá-los durante todo o processo de criação do mural. Será uma oportunidade única de aprendizado e troca de conhecimentos entre os artistas, resultando em uma obra de arte que refletirá a diversidade e o talento presentes no Maranhão.

O Arte em Cores é mais do que um projeto de intervenção artística. Ele promove a valorização da cultura local, incentiva o talento dos artistas maranhenses e transforma o espaço público em locais de expressão e apreciação artística. Com suas cores vibrantes e mensagens impactantes, as obras do Arte em Cores marcam presença nas ruas do Maranhão, deixando um legado duradouro para a comunidade e inspirando a todos que as contemplam.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.