Exposições

Semana de Museus terá programação até dezembro em casas de cultura do Maranhão; veja onde encontrar

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Na Mira, com informações da Secma

Em alguns espaços de cultura do Maranhão, a programação seguirá até o mês de dezembro, de acordo com a Secma.
Em alguns espaços de cultura do Maranhão, a programação seguirá até o mês de dezembro, de acordo com a Secma. (Foto: Divulgação / Governo do Maranhão)

MARANHÃO - A programação dos museus maranhenses para a 17º edição da Primavera dos Museus, que anualmente durante o início da estação da primavera, oficialmente termina neste domingo (24), contudo, em alguns espaços a programação seguirá até o mês de dezembro, de acordo com a Secretaria de Cultura do Maranhão (Secma).

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que sugere nesta edição, propagar o olhar para essa população. “No  contexto de um novo governo que promove a reconstrução e união do Brasil, queremos estimular que os museus, detentores e promotores da memória, da cultura, e das artes, contribuam para o reconhecimento, a valorização e o protagonismo das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na produção das suas próprias memórias”.

No Maranhão, a programação pode ser prestigiada em locais como: Museu de Alcântara, Casa do Maranhão, Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Casa da Fésta, Casa de Nhozinho, Museu de Artes Visuais, Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Casa de Cultura Josué Montello.

Vejas as dicas para acompanhar a programação:

Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho/Casa Da Fésta

Até a 20/10/2023 - 16h às 18h

Exposição - “Olhares Matriarcais da Casa das Minas e Casa de Nagô”, em parceria com o Museu do Negro. A exposição versará sobre o matriarcado na religião de matriz africana.

Local: Museu do Negro - Rua Jacinto Maia, 52, Centro Histórico

Até 20/10/2023 - 14h às 17h30

Ação Educativa - Exposição mediada sobre religião de matriz africana: “Olhares Matriarcais da Casa das Minas e Casa de Nagô”.

Local: Casa do Tambor de Crioula - Rua da Estrela, 308-282, Centro Histórico

Museu Casa de Nhozinho

Rua Portugal, 185 - Praia Grande

Até  28/09/2023 - 9h às 18h

Exposição - “Das Anas”. O objetivo é demonstrar seu trabalho precioso na modelagem do barro para a fabricação de louças. Sendo que é uma tradição de gerações, hoje, suas filhas não querem mais fazer.

Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão

Av. Beira Mar, S/N - Praia Grande

Até  24/09/2023 - 9h às 18h

Publicação virtual de informativos relacionados sobre o indígena Tibira, primeiro caso de LGBTfobia no Brasil, na página do Instagram @reffsa.ma

Visita Mediada - Visita Mediada pelas exposições permanentes do Museu Ferroviário e Portuário do Maranhão.

Casa de Cultura Josué Montello

Rua das Hortas, 327 – Centro

Até 01/11/2023 - 13h às 17h30

Exposição - “Apontamentos de Josué Montello e de outros escritores sobre Gonçalves Dias”. Exposição de livros de autoria de Gonçalves Dias e de outros escritores, recortes de jornais, revistas raras, condecorações e diplomas.

Até  19/12/2023 - 13h às 17h30

Exposição - “15 anos da Exposição Itinerante da Casa de Cultura Josué Montello”: Projeto de divulgação e inclusão literária. Retrospectiva dos espaços visitados através de foto grafias, dados, depoimentos e documentos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.