Leite materno

Quatro mitos e uma verdade quando o assunto é amamentação

O pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Maiton Fredson Lopes, esclarece dúvidas sobre o assunto.

Publipost/Hapvida

Atualizada em 29/08/2023 às 21h07

Você já deve ter ouvido que o leite materno é de extrema importância nos primeiros meses de vida do bebê e auxilia também na saúde da mãe, porém, nem sempre a amamentação é um processo fácil. Recentemente, a influencer Rayssa Buq mostrou em seu perfil no instagram os primeiros dias com o recém-nascido e as dificuldades na hora de alimentar seu filho. Ela abordou temas como dores, machucados nos seios e noites em claro.

Neste momento, para as mamães de primeira viagem, muitas dúvidas surgem e o acompanhamento de um profissional preparado se torna algo indispensável. O pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Maiton Fredson Lopes, esclarece o que é mito e o que é verdade quando o assunto é amamentação. Confira a seguir:

Doar leite materno diminui a produção e interfere na amamentação?

Mito. Segundo o pediatra, quanto mais a mãe estimula o seio a produzir o leite, mais ele produzirá. Toda mulher que amamentar e estiver saudável, sem  nenhum medicamento que interfira no aleitamento, pode ser doadora. "Aproveito para lembrar que a doação é fundamental para a recuperação da saúde dos bebês prematuros que estão nas UTIs, lutando dia após dia por suas vidas”, destaca.

O bebê tem que ser amamentado a cada 3 horas?

Mito. O especialista diz que a mama deve ser oferecida livremente, sempre que o bebê solicitar e pelo tempo que ele necessite para ficar saciado.

Existe leite fraco?

Mito. Não existe leite fraco. Até a mãe desnutrida de forma leve ou moderada é capaz de produzir um bom leite. Todos têm uma boa constituição. “A figura do leite fraco, na verdade, surgiu quando se compara com o da vaca. A aparência do leite materno é mais ‘aguado’, e alguns podem pensar que não tem nutrientes suficientes para a criança. Mas o leite materno tem sim todas as substâncias que o bebê precisa para se desenvolver de forma saudável”, esclarece.

Para voltar ao trabalho, a mãe precisa desmamar o bebê?

Mito. De acordo com o artigo nono do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é dever do governo, das instituições e empregadores garantir as condições propícias ao aleitamento. Todas as mães têm o direito de amamentar seus filhos. “Seja no trabalho, em casa, ou até privadas de liberdade, as mulheres têm direito a alimentar o filho no peito. O aleitamento materno é também um direito da criança”, afirma.

O leite materno combate infecções?

Verdade. Maiton explica que o leite materno possui anticorpos, glóbulos brancos, células-tronco e muitas enzimas protetoras que combatem as infecções e que também ajudam na recuperação do organismo contra outras doenças. “O leite materno protege, ainda, contra as infecções respiratórias, diarréias, as otites, alergias e muitas outras doenças que acometem os indivíduos durante a infância”, reforça.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.