Lazer

Veja 12 parques para se divertir durante as férias no Maranhão

Os parques oferecem opções diversas para toda a família.

Na Mira

Atualizada em 01/09/2023 às 12h36

MARANHÃO - Os parques urbanos do Maranhão, incluindo aqueles localizados nas unidades de conservação ambiental, são ótimas alternativas de diversão, pois oferecem prática de esportes ao ar livre, contato direito com a natureza e muita tranquilidade. 

Com espaços amplos e seguros, os parques oferecem opções diversas para toda a família, pois dispõem de quadras poliesportivas, quadras de areia, brinquedos para crianças, academias ao ar livre, pistas de skate, espaço para caminhada, prática de atividade física e muito mais.

Leia mais:

Conheça 12 museus para visitar nas férias em São Luís

Operação Férias 2023 combate o crime em regiões turísticas do MA

No total, 12 parques estão sob a gestão do governo do Maranhão, sendo 5 na capital, São Luís: Rangedor, Itapiracó, Lagoa da Jansen, Vila Palmeira e São João Paulo II. Outros 7 estão localizados em municípios do interior do estado: Barreirinhas, Pedreiras, Morros, Bacabal, Caxias, Codó e o mais novo em Açailândia. 

Novo Parque Ambiental de Açailândia

Parque Ambiental de Açailândia. (Foto: Divulgação)
Parque Ambiental de Açailândia. (Foto: Divulgação)

A inauguração do Parque Ambiental de Açailândia será na sexta-feira (14). Localizado na Vila Gastão Vieira, região sul da cidade, o parque tem uma área total de 177,7 mil metros quadrados com 22,4 mil metros quadrados de área construída para administração e lazer. Quase 90% de toda área dele conserva a biodiversidade e vegetação nativa do local.

Na obra, foram executados serviços de terraplanagem e pavimentação, acessibilidade, instalações elétricas e hidrossanitárias, subestação aérea, pinturas e acabamentos.

Para a prática esportiva o parque conta com pista de cooper, quadra poliesportiva, quadra de areia e academia ao ar livre. Para as crianças tem playground e foram instalados mobiliários como bancos e mesas para que os frequentadores possam descansar nos intervalos das suas atividades ou para contemplar a natureza e o projeto paisagístico.

A estrutura tem ainda prédio administrativo, duas guaritas de entrada, estacionamento e sete quiosques, entre outros serviços.

Parque do Itapiracó

Reserva do Itapiracó em São Luís. (Foto: Divulgação)
Reserva do Itapiracó em São Luís. (Foto: Divulgação)

São Luís tem cinco parques que oferecem as mais diversas opções de entretenimento para a população da capital e demais três municípios da Ilha. Um deles é o Parque do Itapiracó, localizado na Área de Proteção Ambiental (APA) Itapiracó.

Inaugurado em 2017, o Parque do Itapiracó tem campos de futebol, quadra poliesportiva coberta, parquinho infantil, circuito de skate, áreas para futebol de areia e futevôlei e pista de caminhada divididos em três praças principais: Praça do Atleta, Praça da Criança e Praça da Família.

No local é possível fazer agendamento para as trilhas com o projeto “Visita nas Unidades de Conservação”, uma parceria das secretarias de Estado de Governo (Segov) e Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). Por meio do projeto é possível conhecer a APA do Itapiracó por outro ângulo. Além daquela boa caminhada ou passeio com a criançada, o visitante pode fazer visitas guiadas com técnicos da Sema todas as terças-feiras e quintas-feiras.

O agendamento ocorre pelo e-mail: apaitapiraco@gmail.com

O mesmo contato também é válido para o agendamento prévio dos campos de futebol da reserva. O Parque do Itapiracó funciona todos os dias das 5h às 21h e fica localizado na Estrada de Itapiracó, nº 419, no bairro Turu.

A APA do Itapiracó foi criada pelo Decreto nº 15.618, de 23 de junho de 1997, e tem, atualmente, uma área total de 305 hectares, com uma rica fauna e flora, conforme o último georreferenciamento realizado. 

Parque do Rangedor

Parque Rangedor em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque Rangedor em São Luís. (Foto: Divulgação)

O Parque Rangedor é um dos maiores parques de São Luís. Desde 2019, o local atrai visitantes de todas as idades, e em pouco tempo se tornou uma importante área de lazer e diversão da cidade. Localizado entre os bairros Calhau e Cohafuma, o parque tem cerca de 120 hectares, mais de 90% destes com mata preservada. O parque fica aberto diariamente, das 5 às 22h.

O parque conta com praças de esporte e playgrounds, pista para caminhada e ciclovia de 3,5 quilômetros, borboletário, áreas para piquenique e outros atrativos, além de banheiros e amplo estacionamento.

Para agendamento de uma das quadras é necessário ir, pessoalmente, ao setor administrativo, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. No Rangedor são disponibilizados aluguéis de equipamentos como bicicletas, carrinhos e patinetes. Entretanto, esse é um serviço pago, oferecido por empresas terceirizadas. O valor exato deve ser consultado com cada um deles, mas pode variar entre R$ 15,00 e R$ 20,00 a hora.

No ano passado, foi inaugurada uma extensão do parque com 12 quiosques que oferecem muitas opções gastronômicas. Com acesso pela Rua dos Búzios, na lateral do parque, a extensão tem uma estrutura de lazer para os visitantes, com playground temático, mirante com área instagramável para fotos, esculturas de animais, área de vivência e estacionamento com 200 vagas. Os quiosques abrem todos os dias, no horário das 16h às 22h.

Este ano, foi instalado no Parque do Rangedor uma réplica da espécie Spinossaurus, com 8 metros, que é atração das férias. No local, os visitantes podem conferir um descritivo sobre esse dinossauro que habitou em território maranhense. A exposição permanece no local para visitação.

O Parque do Rangedor fica localizado na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, s/nº, no bairro Alto do Calhau, próximo ao Multicenter Sebrae, no Cohafuma, e da Avenida dos Holandeses, no Calhau. O local conta com duas entradas: uma pelo Parque dos Ouriços, na Rua Búzios, no bairro Calhau (próximo ao COC São Luís), e outra pela Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, s/nº, Calhau.

Lagoa da Jansen

Parquinho da Lagoa da Jansen em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parquinho da Lagoa da Jansen em São Luís. (Foto: Divulgação)

O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen é mais um espaço onde a população pode realizar atividades esportivas e de lazer gratuitas. No local há ciclovia e área para corrida e caminhada, quadra poliesportiva, quiosques para a venda de água de coco e outros itens.

O local também tem um complexo de parques ao ar livre para crianças, além de praças como a do Foguete com brinquedos infantis e quiosques para a venda de lanches.

A marcação prévia para utilização das quadras no Parque da Lagoa é feita de segunda-feira a sexta-feira, semanalmente, das 8h às 18h, por meio do Whatsapp (98) 98425-8154. Também é possível realizar a ação presencialmente no setor administrativo do parque.

O parque funciona todos os dias e fica localizado entre os bairros São Francisco, Renascença I, Renascença II, Ponta D’areia e Ponta do Farol.

Parque São João Paulo II

Parque São João Paulo II em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque São João Paulo II em São Luís. (Foto: Divulgação)

Localizado na Avenida Vitorino Freire, no Aterro do Bacanga, Centro de São Luís, o Parque São João Paulo II foi inaugurado em 2020 e rapidamente se tornou um ponto de referência para a prática esportiva e passeio, principalmente para moradores de bairros que contornam o Centro Histórico, como Madre Deus, Camboa e Liberdade e a área Itaqui-Bacanga. O Parque João Paulo II funciona todos os dias, das 5h às 22h. 

Ocupando área de 64 mil metros quadrados, o espaço está estruturado com vários itens, incluindo praças, jardins, playground, praça da alimentação, local para feiras e eventos. O projeto do Governo do Maranhão que revitalizou o espaço também recuperou a Capela e o memorial São João Paulo II já existentes na área.

Parque da Vila Palmeira

Parque da Vila Palmeira em São Luís. (Foto: Divulgação)
Parque da Vila Palmeira em São Luís. (Foto: Divulgação)

Um espaço para integração e convivência comunitária com estrutura e capacidade para grandes eventos culturais e esportivos. Esse é o mote do Parque da Vila Palmeira, equipamento público localizado na Avenida dos Franceses, no bairro da Vila Palmeira, em São Luís.

Com área aproximada de 40 mil metros quadrados, o espaço conta com quadra poliesportiva, campo de futebol, fonte luminosa, pista de caminhada, lago artificial, pista de skate, espaço para brinquedos infantis, academia ao ar livre e quiosques. 

No Parque da Vila Palmeira são oferecidas atividades físicas de maneira gratuita, por meio de um projeto do Instituto Social D’elas, que faz parte da comunidade. As aulas ocorrem todas as terças e quintas-feiras, das 17h30 às 18h30, e são abertas ao público. Após a aula experimental, aqueles que desejam dar continuidade devem se dirigir ao setor administrativo para fazer seu cadastro. Além da zumba, o parque oferece avaliações físicas, rodas de conversas, oficinas e outras atividades de integração.

O Parque da Vila Palmeira funciona todos os dias, das 5h às 22h.

Parque Ambiental João do Vale

Localizado no município de Pedreiras, o Parque Ambiental João do Vale garante diversão gratuita para a população da cidade. Inaugurado em 2021, o nome do local é uma homenagem a um dos maiores nomes da música maranhense, o cantor e compositor João do Vale, que nasceu na cidade.

O parque tem o memorial João do Vale, a escola de música e o centro de referência da juventude, a réplica de uma estação de trem (referência ao sucesso musical “De Teresina à São Luís”, do artista) e biblioteca com espaço infantil e tecnológico.

O local também tem 4 praças temáticas: Pisa na Fulô, Carcará, Asa do Vento e João do Vale. As praças contam com brinquedos interativos, instrumentos musicais, restaurante, auditório, academia ao ar livre, área de churrasqueira, quadras de areia e poliesportiva, três playgrounds, fonte luminosa e outras atrações paisagísticas.

O Parque João do Vale funciona todos os dias, das 5h às 22h. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e o memorial funciona de terça-feira a domingo, das 14h às 18h.

Parque Ambiental de Bacabal

O Parque Ambiental de Bacabal também leva o nome de um importante artista maranhense, o cantor, compositor e engenheiro ambiental José de Ribamar Viana, o ‘Papete’, e desde o ano passado é espaço garantido para a prática de esporte, lazer e atividades culturais para a população do município.

Com uma área de 6 mil metros quadrados o parque oferece uma estrutura completa de esporte e lazer para a comunidade com academia ao ar livre, fonte luminosa, pista de caminhada, quadra poliesportiva e quadra de areia, gazebos, área de contemplação, fonte interativa, playground, centro administrativo e estacionamento.

O espaço fica localizado na Rua Teixeira de Freitas, s/nº, Ramal, perto do Campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e funciona todos os dias, das 5h às 22h.

Parque das Dunas

Parque das Dunas em Barreirinhas. (Foto: Reprodução/Youtube)
Parque das Dunas em Barreirinhas. (Foto: Reprodução/Youtube)

Com um nome que faz jus à cidade de Barreirinhas, o Parque das Dunas foi inaugurado em 2022 e é mais um atrativo turístico para a cidade. O espaço tem playground, academia ao ar livre, pista de corrida e caminhada, praça de eventos e de alimentação, fonte interativa e outros atrativos. O Parque das Dunas fica na Rua dos Sabiás, no bairro Aeroporto, e funciona todos os dias das 5h às 22h.

Parque das Águas

No município de Morros a população conta com o Parque das Águas. O parque público foi inaugurado em 2021 e tem uma área aproximada de 11 mil metros quadrados. O espaço agrega um conjunto de equipamentos para a prática esportiva, de lazer e convivência como a Fonte das Pedras, o túnel de água e espelhos d’água, além de playground, pista para caminhadas, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, gazebos e outros atrativos.

O Parque das Águas funciona todos os dias, das 5h às 22h, e fica localizado na Rua Rio Branco.

Parque Ambiental de Caxias

Localizado em uma área de 8 mil metros quadrados, na Avenida Pirajá, no bairro Pirajá, desde 2021, o Parque Ambiental de Caxias oferece uma estrutura completa de esporte e lazer para a comunidade. O local funciona das 5h às 22h todos os dias.

O local, que fica ao lado do Corpo de Bombeiros, é um espaço de lazer e sociabilidade aliado à preservação ambiental, e conta com trilha ecológica, pista de caminhada, parque para as crianças, além de um lago artificial e diversas áreas verdes.

Parque Ambiental de Codó

O Parque Ambiental de Codó é uma unidade de conservação de uso sustentável, tendo como objetivo básico a preservação ambiental da vegetação nativa e ecossistema natural, possibilitando a realização de pesquisas científicas, desenvolvimento de educação ambiental, contato com a natureza e turismo ecológico.

O local foi inaugurado em 2018 e tem uma área de 72.247 metros quadrados e conta com pista de atletismo, pista de caminhada, quadras poliesportivas, quadra de areia, pista de ciclismo, espaço para crianças com playground, academia ao ar livre para todas as idades, uma lagoa para abrigar a fauna local e também para contemplação.

Assim como os demais parques estaduais, local funciona das 5h às 22h todos os dias. O Parque Ambiental de Codó fica localizado na Avenida Cristóvão Colombo, no bairro São Benedito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.