OPORTUNIDADE

Oficinas de cinema estão com inscrições abertas em São Luís

Serão realizadas cinco oficinas nos bairros Vila Conceição/São Benedito, Anjo da Guarda, Vila Maranhão, Sá Viana e Vila Embratel.

Na Mira

Atualizada em 09/06/2023 às 17h39

SÃO LUÍS - O projeto Cultura na Praça está chegando em São Luís para realizar oficinas gratuitas de cinema em cinco comunidades. As inscrições estão abertas de até o dia 12 de junho e podem ser feitas através do link

Na oficina do Cultura na Praça, os participantes conhecerão todas as etapas da produção de um curta-metragem, desde definição do tema, da criação de roteiro, do contato com uma câmera e equipamento de som, noções de iluminação, captação de imagens até a edição do filme. Ao final das oficinas, cada turma realiza seu próprio filme, e todos serão exibidos para as respectivas comunidades.

Em Vila Conceição/ São Benedito e Vila Embratel, as oficinas serão destinadas para pessoas com mais de 18 anos. Já nas comunidades de Anjo da Guarda, Vila Maranhão e Sá Viana, podem participar adolescentes e jovens de 13 a 19 anos. O resultado dos selecionados para a edição do Cultura na Praça na capital maranhense está programado para o dia 22 de junho.

A primeira comunidade a receber o projeto será a Vila Conceição/São Benedito, com oficina de 4 a 7 de julho. Depois, será a vez do bairro Anjo da Guarda, de 10 a 13 de julho. A Vila Maranhão será o próximo destino do projeto, com aulas programadas para 15 a 18 de julho. ​

O bairro Sá Viana recebe de 21 a 24 de julho, os interessados em participar da oficina de cinema. Já entre os dias 26 e 29 de julho, o projeto chega à Vila Embratel.

“O Cultura na Praça já percorreu cidades do interior do Maranhão e agora chega à capital. As oficinas são espaços de trocas muito ricas e, ao longo dos dias, vamos percebendo o engajamento dos alunos, à medida em que a ideia que eles querem levar para as telas vão se concretizando em imagens e sons. É um projeto que oferece o cinema como ponto de partida para que as pessoas comecem a expressar suas linguagens e subjetividades. No último dia, quando exibimos o filme para a comunidade, é emocionante ver o brilho nos olhos de cada um”, afirma o cineasta Cris Azzi.

Todos os filmes também serão lançados no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line do Cultura na Praça para que os filmes possam ser vistos por pessoas de todos os lugares. No endereço culturanapraca.art.br, o Cine Babaçu abriga atualmente 35 filmes de curta-metragem. A plataforma disponibiliza recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.