Cultura

Projeto realiza live em homenagem à Maria Firmina dos Reis

Escritora maranhense foi uma pioneira da história cultural brasileira.

Na Mira, com informações da Assessoria

Luciana Diogo, criadora e gestora de conteúdo do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis.
Luciana Diogo, criadora e gestora de conteúdo do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O Projeto Seta (Sistema de Educação por uma Transformação Antirracista) realiza, nesta sexta-feira (10), a partir das 13h (horário de Brasília), a live “O legado e a importância de Maria Firmina dos Reis”, na página do Instagram @projetoseta. O debate, em apoio ao mês dedicado à “Luta pela Eliminação da Discriminação Racial”, contará com a participação de Luciana Diogo, Mestra em Culturas e Identidades Brasileiras, criadora e gestora de conteúdo do portal Memorial de Maria Firmina dos Reis, editora da Revista “Firminas – pensamento, estética e escrita”, que é focada na produção intelectual e artística de mulheres negras, e autora do livro “Maria Firmina dos Reis: vida literária”, lançado durante a Flip 2022. 

A escritora Maria Firmina dos Reis, natural do município de Guimarães, no Maranhão, foi uma pioneira da história cultural brasileira. A pensadora vanguardista, trouxe características inovadoras para os campos da educação, da escrita, da política, da cultura popular e da imprensa do país do século XIX. “Ela constituiu uma nova maneira de imaginar o sujeito negro, por meio de representações complexas e, também, os indígenas, a partir do seu protagonismo diante dos colonizadores. Firmina traz a proposta de um novo humanismo, subvertendo a ordem discursiva nacional, pois dá destaque ao ponto de vista dos subalternizados e dos oprimidos”, comenta Luciana Diogo.  

"Maria Firmina é uma inspiração para todos as mulheres e para todos os brasileiros. Foi uma mulher negra que rompeu com os estereótipos e o destino comumente reservado a pessoas como ela: negra, nordestina, periférica, descendente direta de escravizados.  Além de ser autora do que se entende como o primeiro romance escrito por uma mulher brasileira, foi professora e fundadora de uma inédita escola que atendia meninas e meninos. Foi revolucionária. Considerando os objetivos do Projeto SETA que visam fomentar a educação antirracista no ensino público brasileiro, essa homenagem é uma oportunidade de dar ainda mais visibilidade ao trabalho de uma mulher negra que dedicou sua vida a literatura e a educação. Maria Firmina presente!", destaca Ana Paula Brandão, Diretora Programática na ActionAid Brasil.

Sobre o SETA 

O Projeto Seta é uma aliança inovadora, com sete organizações das sociedades civil nacional e internacional: ActionAid, Ação Educativa, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ), Geledés - Instituto da Mulher Negra, Makira-E'ta e a Uneafro Brasil. Fundado em 2021, o objetivo central é transformar a rede pública escolar brasileira em um ecossistema de qualidade social antirracista. O projeto é um dos finalistas do desafio de equidade racial 2030 lançado pela Fundação W. K. Kellog. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.