Homenagem

Artista plástico maranhense Fransoufer receberá Medalha Manoel Beckman

A homenagem será realizada nesta sexta-feira (25) em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Na Mira, com informações da assessoria

Fransoufer tem seu trabalho reconhecido pela marca da diversidade cultural de seu Estado natal.
Fransoufer tem seu trabalho reconhecido pela marca da diversidade cultural de seu Estado natal. (divulgação)

MARANHÃO - O artista plástico e escultor maranhense Fransoufer será homenageado nesta sexta-feira (25) em Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Na ocasião, o artista receberá a maior honraria da Casa Legislativa.

Fransoufer receberá a Medalha Manoel Beckman, homenagem de autoria do Deputado Estadual Zé Inácio (PT-MA). Presidente do Instituto Fransoufer, o artista e escultor tem 47 anos de carreira reconhecida, nacional e internacionalmente. 

Natural da localidade do Mojo, município de Bequimão, Baixada Maranhense, Fransoufer tem seu trabalho reconhecido pela marca da diversidade cultural de seu Estado natal, com traços da cultura nordestina e brasilidade traduzida em seus quadros.

Suas obras saltam aos olhos a profusão de cores, em sua beleza e magia, retratando sempre a cultura popular da Região onde nasceu. Na fazenda Canaã, no Município de Bequimão, o artista plástico e escultor preserva, em sua propriedade particular, a sede do Instituto Fransoufer, onde funciona seu ateliê central e também o Museu a Céu Aberto, com mais de 200 esculturas de sua autoria.

Em Brasília, Fransoufer está com seu ateliê desde 2021, na Asa Sul, cidade onde realizou a Exposição “Tributo a Brasília”, que foi aberta dia 2 de Agosto de 2022, em Sessão solene no Foyer da Câmara Legislativa do DF. Essa exposição apresentou 72 obras em acrílico, em homenagem à Capital Federal; Teve a curadoria do Jornalista Mário Palma, Diretor da Academia Latino Americana de Arte em Brasília.

O artista seguirá, em 2023, com diversas agendas de exposições individuais, com dois projetos aprovados pelo Instituto Fransoufer. São eles: o projeto “Fransoufer em Restropectiva”, aprovado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e também o projeto “Maranhão, meu Maranhão”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Maranhão.

No dia 4 de Abril 2023, haverá a abertura da Exposição “Candanguice Nordestina”, com a Curadoria de Mário Palma, Diretor da Academia Latino-Americana de Arte em Brasília em Sessão Solene na Galeria Cultural do Senado Federal, com extensão na Galeria “Senador Ivandro Cunha Lima”. E, no último trimestre de 2023, haverá uma exposição individual, realizada pela Loja Maçônica Filhos da Luz, com a coordenação do Venerável Mestre da Loja, Sr. Antonio João Leitão Nunes.

A exposição individual “Fransoufer em Retrospectiva” também terá a Curadoria de Mário Palma, Diretor da Academia Latino-Americana de Arte em Brasília; Já a Exposição individual “Maranhão, Meu Maranhão” terá a Curadoria de Silvânia Tamer e a Coordenação de Lena Santos.

“Gratidão, meu amigo, Deputado Zé Inácio, meu conterrâneo natural de Bequimão, que, como eu, somos da Baixada Maranhense”, agradeceu o artista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.