Música

Clássico da música maranhense, "Bandeira de Aço" ganhará musical em 2022

Previsto para o segundo semestre do ano, espetáculo irá contar a história de um dos mais emblemáticos discos da música brasileira.

Com informações da Assessoria

"Bandeira de Aço" ganhará musical em 2022.
"Bandeira de Aço" ganhará musical em 2022. (Divulgação)

SÃO LUÍS - Lançado em 1978 pela Discos Marcus Pereira, o disco “Bandeira de Aço”, de Papete, é, sem dúvidas, um marco da música maranhense. Para diversos críticos, inclusive, é um dos melhores álbuns musicais já produzidos no país. Perto de completar 45 anos de seu lançamento, o clássico “Bandeira de Aço” receberá uma homenagem para lá de especial com direito à realização de um espetáculo musical que promete ficar para a história.

Produzido pela Encanto Coletivo Cultural e G4 Entretenimentos, “Bandeira de Aço – O Musical”, será lançado no segundo semestre deste ano. O músico e administrador Guilherme Júnior é o idealizador do musical, que contará com os patrocínios do Governo do Estado e da Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Vale destacar que a direção do musical ficará sob a responsabilidade de Nicolle Machado, autora da peça “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”. “Bandeira de Aço – O Musical” vai navegar pelo universo das composições das noves faixas do disco, apresentando, também, os bastidores do álbum, o ponto de vista – e as questões – entre o intérprete (Papete) e os compositores (César Teixeira, Josias Sobrinho, Ronaldo Mota e Sérgio Habibe).

O espetáculo vai, ainda, narrar ao público momentos curiosos, como o atraso de 10 anos do lançamento do disco no Maranhão – uma década após ser lançado nacionalmente.

O Encanto Coletivo Cultural, grupo que assina a produção do espetáculo, foi criado em 2015 e foca na expansão da prática do Teatro Musical em São Luís. Entre os espetáculos apresentados pelo coletivo, estão: “Cadê a Herança?”, “Seasons Of Love – Rent”, “Meu Amigo Charlie Brown – Tirinhas Musicais”, “Hoje na Broadway”, “Cazuza – Exagerado” e “Noite na Broadway”.

Audições

A partir desta quinta-feira (19), o “Bandeira de Aço – O Musical” vai abrir o período de inscrições para audições do espetáculo. Neste momento, as audições serão voltadas para atores, atrizes e dançarinos (as) para a formação do elenco do musical. Os ensaios estão previstos para terem início no mês de junho.

Todas as informações sobre o espetáculo serão disponibilizadas na página oficial do projeto no Instagram: @bandeiradeacomusical. O musical é patrocinado pelo governo do Estado e pela Equatorial Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Bandeira de Aço

“Bandeira de Aço” é o segundo álbum do percussionista e cantor maranhense Papete, lançado pelo selo Discos Marcus Pereira em 1978. Com nove faixas, o disco conta com faixas que ganharam popularidade no Maranhão, como Boi da Lua, Engenho de Flores, entre outras. Artistas como Josias Sobrinho, Ronaldo Mota, César Teixeira e Sérgio Habibe assinam as composições do álbum, que tinham Papete como intérprete oficial.

Lançado durante o período de ditadura militar no Brasil, "Bandeira de Aço" é referenciado como uma produção que representava o povo brasileiro e o contexto social e histórico em que foi lançado.

O disco está disponibilizado nas principais plataformas de streaming (Spotify, Deezer, YouTube, etc.).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.