Em São Luís

Rua do Giz é eleita uma das seis ruas mais bonitas do Brasil

Local foi destaque na revista Casa Vogue por reunir exemplos de arquitetura colonial.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h03
A rua do Giz é um convite para grandes registros fotográficos.
A rua do Giz é um convite para grandes registros fotográficos. (Foto: Rafaelle Fróes / Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A rua do Giz, no Centro Histórico de São Luís, foi citada pela revista Casa Vogue como a sexta rua mais bonita do Brasil. Conhecido por ser um dos pontos turísticos mais belos de São Luís, o local chamou a atenção da revista especializada em arquitetura e decoração por conter traços da colonização portuguesa nos azulejos e na escadaria de cantaria que conta com 32 degraus.

Localizada no Centro Histórico de São Luís, a rua do Giz abriga um conjunto arquitetônico admirável e que marca a história da construção da capital maranhense. De acordo com os historiadores, o nome surgiu porque naquela região havia uma argila branca escorregadia, que gerava uma espécie de pó. A rua também ficou muito conhecida por ter abrigado grandes casas comerciais.

Segundo Luiz Phelipe Andrés, membro do conselho consultivo do Iphan, manter o local intacto é necessário por meio de seus degraus e fachadas. "A rua do Giz é muito representativa, desde as escadarias de pedra, aos conjuntos de arquitetura urbana e com a importância do comércio. Grande parte das casas comerciais no apogeu de São Luís foram instaladas nessa rua. É muita história. E a arquitetura é homogênea, mostra que o nosso conjunto está preservado, não tem esse negócio que foi destruído. E essa rua é a prova disso", comentou Luiz.

Vale destacar que a elegância e imponência da rua do Giz contribuíram para que São Luís recebesse o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em 1997.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.