Carnaval 2020

Carnaval do Maranhão 2020 é aprovado por 92,5% dos foliões, diz pesquisa

Festa reuniu 700 mil pessoas em São Luís durante cinco dias.

Publipost

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
Carnaval 2020 em São Luís teve ampla aceitação do público. (Foto: Divulgação)
Carnaval 2020 em São Luís teve ampla aceitação do público. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - De acordo com pesquisa do Instituto Interpreta, 92,5% dos foliões aprovaram o Carnaval do Maranhão 2020, festa que reuniu 700 mil pessoas em São Luís durante cinco dias de festa.

A pesquisa foi contratada pelo Governo do Estado, e os números do levantamento foram divulgados nesta sexta-feira, 28, em coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Leões, no Centro Histórico da capital maranhense.

O índice é superior ao aferido ano passado pelo mesmo instituto, quando 91% dos entrevistados disseram aprovar o carnaval 2019.

Quando perguntados, “de modo geral, você aprova ou não aprova este carnaval em São Luís? ”, 92,5% dos entrevistados disseram aprovar o carnaval na Ilha, 5,0% não aprovaram e 2,5% não souberam responder ou não responderam.

A pesquisa também avaliou o nível de satisfação do público com as mais de 300 atrações musicais que se apresentaram nos quatro circuitos de folia (Beira-Mar, Rio Bacanga, Madre Deus e Passarela do Samba).

Foliões se divertiram nos cinco dias de festa em São Luís. (Foto: Divulgação)
Foliões se divertiram nos cinco dias de festa em São Luís. (Foto: Divulgação)

Para 83,5% dos foliões as atrações foram ótimas ou boas, 12,7% avaliaram como regular, 2,3% consideraram a programação musical ruim e 0,8% acharam as atrações péssimas. Não souberam ou não responderam, 0,7%.

A projeção ainda mediu a avaliação popular sobre o policiamento da festa. O estudo aponta que 92,3% dos foliões acham que a segurança da festa foi ótima ou boa. Para 5,5% dos entrevistados a segurança foi regular e 2,0% disseram que o esquema de segurança foi ruim ou péssimo. Não responderam ou não souberam correspondeu a 0,2%.

O secretário estadual de Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), Rodrigo Lago, participou da coletiva de imprensa e comemorou os resultados positivos.

“Os números confirmam que o carnaval do Maranhão já é um dos melhores do Brasil. Uma trajetória que foi iniciada no ano passado, quando começamos a inserir o carnaval maranhense no roteiro turístico do carnaval nacional”, pontuou o secretário.

100% dos turistas querem voltar a São Luís

O instituto verificou ainda, o grau de satisfação dos turistas que vieram passar o carnaval em São Luís este ano. Segundo o estudo, 100% dos foliões de outros estados do Brasil disseram que pretendem voltar a São Luis durante o período carnavalesco.

Segundo a projeção, para 53,8% dos foliões que vieram de outras localidades, o carnaval em São Luís é melhor que em outras cidades brasileiras. Para 38,5% dos turistas, o carnaval de São Luís é igual ao de outras cidades. Apenas 7,7% dos foliões que visitaram São Luís avaliam que o carnaval na capital maranhense é inferior ao de outras cidades brasileiras.

Carnaval 2020 em São Luís. (Foto: Divulgação)
Carnaval 2020 em São Luís. (Foto: Divulgação)

O secretário estadual de Turismo, Catulé Júnior, também participou da coletiva que apresentou os números do Carnaval 2020 em São Luís. Ele destacou a forte taxa de ocupação hoteleira na cidade durante o período (82%) e os R$ 35 milhões estimados em movimentação econômica durante a festa.

“É uma programação que já se destaca no cenário nacional. Nós podemos falar sem nenhuma dificuldade que hoje o carnaval do Maranhão é um dos maiores do Brasil. As nossas festas populares têm esse caráter forte de atração de turistas de todo o país. É um carnaval da diversidade e democrático. Acredito que teremos um São João espetacular e um carnaval 2021 ainda melhor”, destacou Catulé.

Maior carnaval da história

O resultado do levantamento ratifica dos dados positivos da festa apresentados pelo governador Flávio Dino. Para o governador, a edição foi “o maior carnaval da história” do Maranhão.

“O maior carnaval da nossa história gerou movimentação econômica de R$ 35 milhões na capital. Ocupação hoteleira de 82%. Tivemos cerca de 700 mil participantes nos 4 circuitos. E mais de 2.500 pessoas trabalhando diretamente. Sobre segurança, nenhum crime violento nos circuitos”, disse o governador nas redes sociais.

A pesquisa do Instituto Interpreta foi realizada entre os dias 23 e 25 de fevereiro deste ano, e ouviu 600 pessoas que participaram da festa no Circuito Beira-Mar.

O estudo utilizou escuta direta - face a face - e adotou como critério técnico de segurança, ligações telefônicas em 20% das entrevistas coletadas por cada pesquisador, para testar e confirmar a autenticidade das opiniões.

O intervalo de confiança do levantamento é de 95% e a margem de erro é de 4%.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.