Lançamento

Conceição Formiga lança livro Presépios: mimos de Francisco

Obra destaca coleção de presépios , em miniatura, da professora.

João Rodrigues/ Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h27
A professora aposentada lança o livro dia 3.
A professora aposentada lança o livro dia 3. (Foto: Imirante Imperatriz/ Arquivo)

IMPERATRIZ – Com o título Presépios: mimos de Francisco , será lançado no dia 3 de dezembro, no Salão do Livro de Imperatriz (Salimp), mais um livro de autoria da professora e atual secretária municipal de políticas para mulheres, Conceição Formiga. O livro será lançado juntamente com outros sete livros que apresentam o selo da Ética Editora.

Conceição Formiga explicou que há vários anos coleciona e faz uma exposição de presépios em miniatura, mas neste ano, para marcar seu aniversário de 70 anos, resolveu lançar um livro com a história de cada um de seus mimos.

“São 212 presépios nessa coleção citada no livro, mas tem mais do que isso. Fiz o livro prensando em deixar para a posteridade todos esses presépios eu dediquei uma folha para cada um e escrevi ao lado de que que ele é feito, quando adquiri, quem me deu ou se foi eu quem comprou”, disse a escritora que lançou o livro, também, na intenção de facilitar o trabalho de alguma neta que queira continuar com sua coleção.

“Se eu tiver uma neta que queira identificar cada um dos presépios está lá escrito no livro, a data e na parte debaixo da peça tem também”, alertou.

Numa pesquisa rápida, ela disse que descobriu que a cada grupo de 100, 60 presépios foram ganhos por ela, como é o caso do mais recente, um que foi doado pelo ex-bispo da diocese de Imperatriz, Dom Gilberto Pastana de Oliveira.

“Tem uma estante que reservo para minha coleção de presépios de terços. Só de terços já são mais de 500 e de presépios tenho esses 212 e o sentimento é que quero dar continuidade, não sei como. Depois que eu for não sei o que vai acontecer, mas estou deixando uma oportunidade para alguém dê continuidade.

A escolha do tema é uma homenagem a São Francisco de Assis, autor do primeiro presépio da história, para lembrar o nascimento de Jesus Cristo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.