Pele

Saiba quais alimentos ajudam a manter a pele hidratada no verão

Alguns alimentos contribuem diretamente para uma pele saudável e hidratada.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h40
Alguns alimentos ajudam a ter pele saudável e hidratada.
Alguns alimentos ajudam a ter pele saudável e hidratada. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Manter a pele hidratada sem auxílio de cosméticos e milagres estéticos não é uma missão impossível. De acordo com a nutricionista Brenda Bolzan, um dos fatores que contribui para este feito é a ingestão de água.

Porém, alguns alimentos contribuem diretamente para uma pele saudável e hidratada. “Só ingerir água não resolve, é preciso colocarmos os alimentos corretos no nosso prato. Caso isso não aconteça, pode interferir na hidratação da pele”, explica a nutricionista.

Para ter uma pele bem hidratada, Brenda ressalta sobre a importância de “manter a hidratação na camada mais superficial da epiderme, e a nutrição pode contribuir diretamente para que isto ocorra através de nutrientes”.

A nutricionista destaca alimentos ricos em nutrientes e fitoterápicos envolvidos na hidratação da pele: “as frutas vermelhas combatem o envelhecimento precoce da pele, como exemplo, temos o morango, a cereja, a amora e outras frutas vermelhas, que ajudam a combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce das células”, afirma.

Outra dica de Brenda é consumir tomate e melão. “Eles podem ajudar a manter a sua pele firme e brilhante. Além de evitar o aparecimento de acnes, pois esses alimentos conseguem controlar a oleosidade da pele”, completa.

A laranja e limão ajudam a renovar a pele “pois como são ricos em vitamina C, agem como antioxidante que pode manter o colágeno na estrutura da sua face e impedir a flacidez. Esses antioxidantes recuperam a pele, juntamente com as vitaminas A C e E”.

De acordo com a nutricionista, as nozes, amêndoas, castanhas protegem a pele do sol, e o consumo de uma pequena quantidade dessas sementes já é suficiente para manter a sua pele saudável sendo ricas em vitamina E, e ajudando a proteger do sol, elas combatem o envelhecimento precoce e o ressecamento da pele. “É importante, porém, evitar o consumo exagerado, pois esses alimentos também são ricos em calorias o que pode provocar o aumento de peso”, aconselha.

A especialista lembra que folhas verdes auxilia para uma pele hidratada, e o consumo de vitamina A ajuda na renovação celular, além de promover o crescimento de uma nova pele. “Os espinafres e brócolis são um exemplo de excelentes fontes de vitamina A. Frescos, crus ou cozidos, os legumes de folhas verdes são excelentes agentes para a saúde da pele”, diz Brenda.

O abacaxi por sua vez, age diretamente na pele contra acnes e alergias, conforme esclarece a nutricionista. “O abacaxi fortalece a pele. Suas enzimas fortalecem o colágeno, deixando a pele mais firme e jovem”.

Neste verão, não pode ficar fora do cardápio, o iogurte, pois é um alimento rico em vitamina A. “O iogurte mantém uma camada protetora invisível na pele que a protege de agressores externos, como sol, poluição, poeira e até mesmo das olheiras”.

Portanto, para manter uma pele jovem, bem hidratada e radiante, todas essas dicas de Brenda Bolzan são valiosas. No entanto, ela lembra que “devemos ficar atentos, pois os efeitos positivos só serão percebidos se forem evitados as frituras, excesso de açúcar e sal, enlatados, bebidas alcóolicas e alimentos gordurosos ou com carboidratos em excesso. Esses últimos podem contribuir para o surgimento da celulite, flacidez e gordura localizada”, finaliza.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.