Pele

Protetor solar é item indispensável no verão, afirma dermatologista

O ideal, segundo especialista, é aplicar o produto no mínimo, a cada três horas.

Angra Nascimento / Imirante Imperatriz

Atualizada em 27/03/2022 às 11h41
O ideal é aplicar o produto a cada três horas.
O ideal é aplicar o produto a cada três horas. (Reprodução /Internet )

IMPERATRIZ – Julho é o mês das férias. Na Região Tocantina é o período das praias, época em as pessoas procuram diversão às margens do Rio Tocantins. Porém, alguns cuidados com a pele são fundamentais, como o uso do protetor solar.

O dermatologista Régis Júnior Albuquerque, ressalta sobre alguns cuidados para manter a pele saudável. “Independentemente da época do ano, é fundamental o uso de proteção solar. Porém, nesta época do ano, os cuidados precisam ser redobrados e o uso de filtro solar é indispensável”, afirma o especialista, lembrando que o ideal é começar com filtro de fator (FPS) pelo menos 30.

“Como nossa região é muito quente, é ideal começar com proteção acima de 30. É importante ressaltar que existem diversos tipos de protetores para as regiões do nosso corpo. Então, no rosto, por exemplo o produto não pode ser o mesmo das outas áreas, pois pode acarretar em aparecimento de espinhas”, explica Régis, lembrando que para essa região é ideal um protetor em gel ou em creme.

Nas demais áreas, o dermatologista indica um produto mais cremoso. Outra recomendação importante é lembrar de aplicar o produto, pelo menos três vezes por dia. “O ideal seria a cada três horas, mas como isso é quase impossível, então aplicar o filtro logo cedo, e pelo menos três vezes ao dia é o ideal”, aconselha.

Para as pessoas que vão à praia, o cuidado é redobrado e o fator precisa ser 60. “É preciso aplicar o protetor solar em todas as áreas do corpo e, quando chegar à praia, fazer reaplicação a cada duas horas, ou toda vez que sair da água. Esses cuidados ajudam a evitar um câncer de pele”, lembra o dermatologista.

Além do cuidado na hora de aplicar o filtro, usar roupas com manga comprida e chapéu, também ajuda a prevenir doenças. Cabe lembrar, porém, que mesmo sem uma exposição solar, é indicado o uso de proteção contra os raios ultravioletas, de acordo com o especialista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.